Alfa Giulia: presença nos filmes de Fellini

Boris Feldman - Hoje em Dia
17/01/2015 às 11:31.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:41
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

Marcelo Mastroiani, Alberto Sordi e Giulieta Masina eram artistas de presença marcante nos filmes de Fellini. Mas um automóvel da polícia italiana sempre aparecia na tela, circulando em cidades italianas: era a Alfa Giulia com a palavra “Carabinieri” pintada na lateral.    No Brasil, a Alfa Giulia se destacou nas pistas pilotada por Piero Gancia, italiano que veio montar a representação do Vermouth Gancia, de sua família. Apaixonado por automóveis, montou também a empresa que importava Alfa Romeo e Ferrari e a equipe Jolly-Gancia.   Faróis duplos A Alfa Giulia foi um dos mais bem sucedidos modelos na história da Alfa Romeo. Lançada em 1962 como “1600 TI”, foi produzida até 1977 com ligeiras modificações de estilo, motores 1.300, 1.600 e, nos dois últimos anos, também um diesel 1.8.   A grade teve farol duplo com diâmetros diferentes, farol simples e, no final, duplos de mesmo tamanho. Os freios, inicialmente a tambor, foram equipados com discos nas quatro rodas.   Vários batismos O motor de quatro cilindros em linha, longitudinal dianteiro, era muito eficiente para a época, com dois eixos comandos de válvulas e alimentado por dois carburadores duplos (Weber ou Solex). Gerava 88cv (1.3 l) e 104cv (1.6 l). Câmbio de cinco marchas com tração traseira. Suspensão dianteira independente, traseira de eixo rígido. Recebeu várias denominações durante os quinze anos de produção: TI, TI Super, Nuova, Nuova Super.    Não deve ter sido à toa que Henry Ford declarou, em 1939, que tirava o chapéu ao ver passar um Alfa Romeo, marca que sempre inovou tecnologicamente e que foi escolhida por Enzo Ferrari para montar sua escuderia antes da Segunda Guerra.   A Giulia, por exemplo, tem coeficiente aerodinâmico de apenas 0,34, enquanto o do Porsche 911 da mesma época era de 0,38. O “Romeo” da marca inspirou um modelo chamado “Giulietta” na década de 50. Sucedida pela Giulia, mas que voltou (até nos modelos atuais) à Giulietta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por