Aprenda alguns macetes que podem tornar sua viagem mais tranquila

Boris Feldman - Hoje em Dia
19/12/2015 às 09:13.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:23
 (Creative Commons)

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Bermuda, camiseta, caipirinha e sandália de dedo. E praia, no caso dos mineiros. Mas o sonho de férias tem restrições para o motorista. E não é só a caipirinha...

Não deve

O código de trânsito proíbe dirigir com qualquer calçado que não se prenda no pé, como sandálias. Ou de salto alto, prejudicando a operação dos pedais. Descalço pode, pois não há referência no texto. Se não proíbe, permite...

Travar as portas

O que traz segurança no trânsito urbano pode complicar na estrada pois, no caso de um acidente, as portas travadas complicam o resgate dos passageiros quando aparecer alguém para socorrer. Alguns automóveis travam as portas automaticamente, mas as destravam quando o carro para.

Marcha certa

Passar marchas sobre o trilho. Se o motor estiver com alguma irregularidade na marcha-lenta, nada de cambiar sobre o trilho do trem: ou antes ou depois. Sobre ele, sempre passar acelerando, para evitar de o motor morrer justamente neste momento. A famosa “Lei de Murphy” se encarrega de fazer chegar o trem justamente com o carro parado sobre o trilho!

Altitude

Levar o carro na oficina e reclamar falta de desempenho ao fim de uma viagem do litoral para a montanha: cada 100 metros a mais na altitude, 1% menos de potência, pois o ar fica mais rarefeito e empobrece a combustão. Do Rio para BH são quase 1.000 metros e o motor perde cerca de 10% de desempenho. E, no sentido contrário, o carro fica mais esperto. Exceção para os motores turbinados, que independem da altitude.

Conferir a calibragem dos pneus antes de colocar o carro na estrada, ainda na cidade. Depois de rodar alguns quilômetros, eles já se esquentaram com um aumento da pressão. Lembrar de verificar no manual qual a calibragem correta para o carro mais pesado e que vai rodar em velocidades maiores.

Ajustes

Regular faróis pois com toda a família a bordo e mais a bagagem no porta-malas, a traseira “arreia” e a frente se levanta, subindo portanto o facho dos faróis. Alguns modelos contam com regulagem automática mas, caso contrário, o motorista deve abaixar por um comando elétrico no painel ou manual atrás do farol.

Contatos

Registrar no celular todos os números de telefones a que se pode recorrer no caso de uma pane ou acidente. A concessionária da estrada caso ela seja pedagiada, a policia rodoviária (federal ou estadual), da companhia de seguro (muitas oferecem este serviço) ou das empresas com reboque.

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