A Audi traz para o Brasil a linha 2016 do compacto A1, que chega com visual renovado, novas versões e um motor inédito no modelo. Disponível apenas com opção de carroceria quatro portas, o A1 sofreu uma pequena plástica nos faróis, para-choques e lanternas, para ficar mais parecido com o padrão estético atual da marca.

A versão de entrada Attraction continua sendo equipada com motor turbo 1.4, que passa a render 125 cv, contra os 122 cv da linha anterior. A grande novidade fica por conta da unidade 1.8 turbo de 195 cv, que substitui o revolucionário bloco 1.4 dotado de turbocompressor e compressor mecânico, que rendia 184 cv.

O novo motor permite ao compacto acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atingir a máxima de 234 km/h. Ele equipa a versão Ambition, que tem preço sugerido de R$ 125 mil. Em ambas as versões, a transmissão é a conhecida S-tronic automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Outras novidades ficam por conta do sistema de vetorização de torque, que otimiza a distribuição de força para as rodas dianteiras nas curvas, assim como o novo programa de estabilidade (ESP) com modo esportivo. Afinal, num carrinho desse tamanho e com tanta potência, não poder brincar é pura maldade.