Audi, Porsche ou Nissan, quem será o vencedor das 24 horas de Le Mans?

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
13/06/2015 às 09:25.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:28
 (Jean Francois Monier/AFP)

(Jean Francois Monier/AFP)

Uns alegam que o Grande Prêmio de Mônaco é a prova mais glamourosa do automobilismo, outros defendem que as 500 Milhas de Indianápolis é a mais aguerrida das corridas, mas não há como negar que as 24 Horas de Le Mans é uma das mais célebres e exaustivas provas do automobilismo.   Logo mais, às 10 horas (horário de Brasília, com transmissão da Fox Sports), será dada a largada da 83ª edição da mais famosa corrida de longa duração, em que dezenas de carros, divididos em quatro categorias, batalham pela melhor posição. Mas quem acompanha a prova sabe que o título principal sempre é disputado pela categoria LMP1, em que três marcas (Porsche, Audi e Nissan) prometem se digladiar pelo troféu. Confira o que cada uma levará para a pista.   Audi R18 E-TRon Quattro   Campeoníssima em Le Mans, com nada menos que 13 títulos nas últimas 15 edições, a Audi volta com seu R18 na versão e-tron Quattro, que combina motor turbodiesel V6 4.0 litros e uma unidade de regeneração de energia (KERS), montada junto à embreagem, capaz de armazenar eletricidade para converter em força extra para o motor. Para a prova de hoje, a marca buscou melhorias aerodinâmicas para tornar o carro mais estável, rápido e com menor arrasto, que auxilia na redução de consumo de combustível, que, por sua vez, amplia os intervalos de abastecimento. A marca terá quatro carros na pista, cada um com três pilotos se revezando, entre eles o brasileiro e ex-piloto de Fórmula 1 Lucas di Grassi.   Nissan GT-R LM Nismo   A Nissan retorna às 24 de Le Mans com uma fórmula inusitada. Fugindo da configuração trivial dos demais bólidos que correm na categoria LMP1, e que, comprovadamente, venceram com carros equipados com motores montados na traseira, a marca subverte a ordem e traz um bólido invertido. O GT-R LM Nismo é equipado com um motor biturbo V6 3.0 litros, com unidade de armazenamento de energia da frenagem, semelhante ao utilizado pela Audi, e tração na parte dianteira. A marca defende que a solução de engenharia é revolucionária, pois acredita que, com o KERS mais perto dos freios dianteiros, há uma recarga mais rápida, o que daria vantagem competitiva. Só saberemos se dará certo amanhã, na hora da bandeirada.   Porsche 919 Hybrid   A maior vencedora na história das 24 Horas de Le Mans, a Porsche ficou um bom tempo fora da competição e retornou no ano passado com o 919 Hybrid, que utiliza motorização híbrida. O protótipo combina um pequeno propulsor biturbo V4 2.0 com uma unidade elétrica e uma central de armazenamento e recarga das baterias de ion de lítio, montadas longitudinalmente no centro do carro para não interferir no comportamento dinâmico. Na prova inaugural, o 919 Hybrid terminou a prova em quinto lugar. Para este ano a divisão responsável pelo desenvolvimento do bólido afirma ter substituído mais de 80%, e as modificações deram certo, pois o carro comando pelo suíço, Neel Jani, fez a Pole Position. 

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