Azera: Um Mercedes-Benz sul-coreano, sem exagero

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
13/09/2015 às 10:51.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:44
 (Sérgio Melo )

(Sérgio Melo )

Bons automóveis têm tudo o que se precisa. Os ótimos, além disso, o que se deseja. Por fim, os “Premium” excedem ambos e surpreendem pela praticidade, conforto e segurança, além do que se imaginava ou se teria coragem de desejar. Por isso, quem procura sofisticação, tem optado também por veículos dessa última categoria, como o Hyundai “Novo Azera”, que, além de conteúdo, entrega rara beleza.

Na segurança, além dos air bags frontais,oferece também nas laterais dianteira e traseira e até para o joelho do motorista. No interior, assento do motorista, volante e retrovisores com aquecimento, regulagem elétrica e memória para dois usuários, cortinas laterais nas janelas traseiras para filtrar a entrada de luz e ionizador para purificar o ar.

Mecânica

No motor 3.0 V6 com 250 cv e torque de 28,8 kg, comandos de válvulas e coletor de admissão variáveis. Quanto à dinâmica, controle de estabilidade e tração. O porta-malas, com 461 l, tem função cofre, que impede abertura por terceiros.

Mas o maior destaque é o conforto. Além de espaço de sobra para cinco adultos, a grande distância entre os assentos permite entregar o volante a um motorista e ir atrás muito bem acomodado, enquanto trabalha ou relaxa.

Silêncio

O silêncio a bordo impressiona, em certos momentos é como se o motor estivesse desligado e as rodas não tocassem o chão. A suspensão supera os alemães que teimam em ser mais firmes e acabam “pulando” muito em nossa realidade tupiniquim...

Mas...

Como perfeição é difícil, falta uma terceira zona no ar condicionado para quem vai atrás, a câmera de ré tem pouca sensibilidade e em locais escuros não mostra a trajetória conforme o esterçamento do volante, o consumo urbano é elevado e falta eletrônica.

Não há, entre outros, frenagem autônoma, controle de velocidade adaptativo, controle da pressão dos pneus, sistema de alerta para desvios da faixa de rolamento, encostos de cabeça ativos nem auxiliar de estacionamento.

Hyundai Azera

O que é?

Sedã grande com 4 portas.

Origem?

Importado da Coreia do Sul.

Quanto Custa?

Em uma única versão, R$ 157.990.

Com quem concorre?

Embora haja diferenças consideráveis, os principais concorrentes custam a partir de: Kia Cadenza (R$ 152.950), Volkswagen CC TSI (R$ 160.100), BMW 320i M Sport ( R$ 161.875) e Mercedes-Benz C 200 Avantgarde (R$ 158.275).

Desempenho

Embora tenha boa potência e torque, em baixas rotações as respostas são lentas e comedidas. Pisando fundo, com a elevação do “giro”, ele se torna ágil e vigoroso. Sua velocidade máxima é de 238 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.

Como bebe?

Acima do esperado, com gasolina: 5,1 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.

Transmissão

Automática com seis marchas fornece mudanças suaves, com opção por comandos manuais na alavanca e reduções ágeis.

Acabamento

Interior bonito e moderno, com materiais almofadados e agradáveis ao toque e, luxuosos detalhes envernizados, cromados e em fibra de carbono. Destaque para o teto solar panorâmico com abertura elétrica tanto do vidro quanto do acabamento interno.

 

Pontos Positivos:

Espaço Interno

Conforto

Estilo

 

Pontos Negativos:

Tecnologia

Consumo

Respostas em baixas rotações

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por