BMW lança M4 GTS com coletor resfriado a água

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
12/10/2015 às 09:53.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:01
 (Divulgação)

(Divulgação)

Para aumentar a eficiência de seus motores, a BMW decidiu borrifar água no coletor de admissão do esportivo M4. Os engenheiros conseguiram provar que a injeção de água reduz a temperatura no interior do coletor e consequentemente aumenta a densidade do ar, permitindo um volume maior na câmara, assim como elevação da taxa de compressão, além de evitar que o combustível detone antes da hora.

Apresentado primeiramente como conceito, e depois como carro madrinha do Mundial de Motovelocidade (MotoGP), a BMW deu carta branca para a produção de 700 unidades M4 GTS. Segundo a fabricante, o borrifo de água não causa dano ao motor e permitiu que a potência do seis cilindros biturbo 3.0 saltasse de 431 cv para 500 cv e torque de 61,2 mkgf. A transmissão continua automatizada de dupla embreagem M Double Clutch Transmission (M DCT).

Para completar o conjunto, o cupê conta com kit aerodinâmico em fibra de carbono, além de receber faróis de diodos orgânicos (OLED), com conceito semelhante aos sistemas de emissão de luz de monitores. Resta saber quantas unidades virão para o Brasil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por