Camaro SS Conversível: um parque de diversões

Sérgio Melo - Hoje em Dia
21/02/2015 às 08:53.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:05

Rodas enormes, colado no chão, linhas musculosas, descarga dupla e saída de ar no capô! De longe você percebe que Chevrolet Camaro SS conversível não é um veículo comum. Andamos no pony car norte-americano que, recentemente, passou por uma plástica, ganhando nova grade no capô, faróis e lanternas. Por dentro, sentado quase no chão, janela alta, um mote de reloginhos no painel e banco de trás minúsculo, vem a certeza de ser um veículo selvagem. Mas é após se arrepiar com o ronco do motor na partida e acelerar um pouquinho na primeira curva, quando as rodas traseiras ameaçam derrapar, que vem a certeza de tratar-se de um bicho “brabo” mesmo.   Na verdade, o Camaro faz muito mais do que cabe em nossas vias. Fora o prazer de sentir a incrível sobra de potência, segurança nas ultrapassagens e firmeza nas curvas, o cidadão comum não vai poder usufruir de tudo o que ele oferece. Só em uma pista isso seria possível, afinal, em vias públicas, onde conferir a velocidade máxima de 250 km/h que os 406 cavalos proporcionam? Em qual semáforo arrancar de 0 a 100 em 4,5 segundos junto aos melhores esportivos italianos ou alemães? Ou como testar o limite da aderência nas curvas sem levar uma multa por direção perigosa? No final das contas, o maior desempenho de um veículo como esse é nas curvas do ego e não na estrada.   Freios italianos para brecar o bichão   O Camaro sabe se impor. O visual moderno, com “jeitão” musculoso e vincos bem marcados, agrada à maioria. No interior, instrumentos e controles futuristas, interessantes texturas e bom jogo de cores. Na frente, todo o conforto, atrás, no máximo duas crianças. Em um modelo votado para alto desempenho, o importante é que o motorista tenha firmeza e conforto.   Âncora   Para um motor tão grande, é preciso freios confiáveis. E o Camaro recorreu aos italianos “Brembo”, a disco com 4 pistões em todas as rodas, com ABS. A suspensão é firme, sem ser dura demais. Rodas aro 20 e pneus com 24,5 cm de largura na frente e 27,5 na atrás, juntamente com os sistemas eletrônicos de estabilidade e tração garantem muita segurança. Mas cuidado com a carroceria baixa: ele raspa fácil nos quebra molas e rampas.   Mimos   O maior destaque é o sistema que projeta o velocímetro e outras informações na linha de visão do motorista, como se os números flutuassem á frente do carro, para que o motorista não precise tirar os olhos da estrada. Também há o sistema multimídia com tela de 7 polegadas, comandos de voz, “Hands free”, entrada para áudio externo, sonzão da “Boston Acoustics” e GPS. Por fim, ajustes elétricos para os assentos dianteiros, câmera de ré, sensores de estacionamento e capota elétrica, que fica devendo acabamentos para esconder a ferragem quando aberta.   Transmissão   Transmissão automática com seis marchas e trocas no volante, é suave e bastante rápida nas mudanças. O gerenciamento eletrônico do sistema é inteligente e reduz nas frenagens, aumentando a segurança.   Segurança   Air bags frontais e laterais dianteiros, pedais que desarmam em caso de colisão, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e “isofix” para cadeirinhas de crianças. Ao contrário do que pode parecer, o fato de não ter pneu sobressalente é uma conveniência. Sabendo como usar o compressor carregado com selante que vem no veículo, isso é mais rápido e fácil que a troca, sobretudo para as mulheres. Em “crash testes” realizados pela NHTSA, o Camaro 2015 teve nota máxima em segurança.   No bolso   Contando com sistema que desliga alguns cilindros quando não são necessários, para economizar, andando “na boa” ele fez média cidade/estrada de 8,6 km/l. Se enfiar o pé, o céu é o limite. Quanto ao preço, prepare-se para desembolsar R$ 245.550,00. Seu eterno concorrente “Mustang”, na configuração cupê foi cotado a R$ 214.676,00.

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