(Sérgio Melo)
Moto grande é bom, mas no dia a dia da cidade, o peso, tamanho, consumo e dificuldade para estacionar acabam com o prazer. Nos congestionados centros, qualquer coisa com duas rodas acima de 300 cm só traz problemas. Por isso as pequenas “Scooters” fazem tanto sucesso na Europa e, por aqui, já são a segunda categoria mais vendida, atrás das “City”.
Outras vantagens das “Lambretinhas” são: proteção contra o vento e respingos para quem precisa zelar pela aparência, facilidade para montar usando roupas sociais, ausência de superfícies sujas ou pontudas onde estragar a roupa, porta-malas e imagem “descolada”. Claro que na estrada, caminhos difíceis e curtição do fim-de-semana, a estória é outra.
Valentia
Testamos a Dafra “Cityclass 200i”, que impressiona pela valentia. Mesmo com o pequeno motor 200 cm3, ela arranca mais rápido que os carros e excede as velocidades urbanas com facilidade. Por outro lado, pequena, pesando apenas 135 kg e com elogiável ciclística, ela transmite segurança, não cansa e passa fácil nos corredores dos “motoboys”.
Destaque para o porta-malas que cabe o capacete com folga, gancho para pendurar bolsas próximo aos joelhos e porta-luvas com tomada USB para carregar o celular.
Com R$ 20, você enche o tanque e o consumo, alto para a cilindrada, foi de 25 km/l de gasolina na cidade. Esqueça o etanol, ainda não existe “scooter flex”.
Dafra Cityclass 200i
O QUE É?
Categoria “Scooter” de baixa cilindrada.
ONDE É FEITA?
Montagem em Manaus, com componentes de diversas nacionalidades.
QUANTO CUSTA?
R$ 9.990
COMO ANDA?
Motor monocilíndrico 199 cc, 13,9 cv e torque de 1,4 mkgf. Apesar de a marca não divulgar oficialmente, a velocidade máxima é de cerca de 110 km/h e a aceleração de 0 a 60 km/h, (0 a 100 não se aplica ao perfil), em torno de 3,3 segundos.
COM QUEM CONCORRE?
Embora com menor cilindrada, a única concorrente direta é a Honda PCX 150, que custa R$ 9.423.
COMPORTAMENTO:
Muito leve e fácil de pilotar. A embreagem automática que dispensa mudanças e o freio combinado, (o traseiro também aciona o dianteiro), aumentam o conforto e a segurança. Com rodas 16 polegadas é estável nas curvas e a ciclística agrada com boas reações do guidão à inclinação. No asfalto liso é muito confortável, mas em piso irregular o reduzido curso da suspensão faz com que ela pule um bocado.
ACABAMENTO:
Materiais de ótima qualidade e montagem bem feita. Os painéis plásticos são firmes e tem bom aspecto. O painel de instrumentos mais completo que o usual para a categoria, é bonito e permite fácil visualização das informações.
CONCLUSÃO:
Uma máquina ágil, segura e confortável para uso urbano. Na estrada ou ao transportar conjuntos (piloto+garupa) muito pesados, falta fôlego. A transmissão sem marchas, reduzido peso e assento baixo tornam a pilotagem fácil, mesmo para os inexperientes.
PONTOS POSITIVOS
AGILIDADE
LEVEZA
CONFORTO
PONTOS NEGATIVOS
POUCA POTÊNCIA
SUSPENSÃO DURA