Nem Fiat Palio e nem Volkswagen Gol, atualmente quem dita os caminhos do mercado brasileiro de automóveis são Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Ambos chegaram às ruas em 2012, numa época em que o Gol reinava absoluto as vendas do varejo há quase 30 anos e o Palio seguia no vácuo até assumir o posto em 2014. No entanto, a nova dupla chegou com bons argumentos para redesenhar o status quo do mercado, num período de cenário pessimista.

Atual líder de emplacamentos, o Onix, vendeu 23.273 unidades nos dois primeiros meses do ano. Em 2015, fechou na liderança com 125 mil emplacamentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O HB20, que acumula em 2016 16.835 carros, terminou o ano anterior na terceira posição com 110 mil licenciamentos, ficando atrás do Palio, que registrou 122 mil unidades.

Estratégia

Ambos seguem uma receita parecida de conteúdos, opções de motores e até mesmo políticas de preços. O Onix tem uma linha com cinco versões, duas opções de motores e duas transmissões.

O HB20, por sua vez, também oferece dois tipos de propulsores, duas caixas de câmbio, mas debulha sua linha em 10 versões, além duas opções de pacotes extras.

Conteúdos

Em termos de preços, o Chevrolet parte de R$ 39.190 na versão 1.0 LS, enquanto o HB20 iniciam em R$ 40.545 na opção de entrada 1.0 Comfortline.

Nessas configurações os modelos se comportam como verdadeiros populares e lista de conteúdo escassa. Mas ambos ofertam direção assistida e ar-condicionado.

Nas opções topo de linha os preços orbitam na faixa dos R$ 60 mil, mas oferecem pacote de conteúdo farto que inclui transmissão automática, central multimídia dentre outras firulas que tentam justificar o preço que esbarra em modelos maiores e mais qualificados.

Ficou na dúvida, descubra o que cada um tem para conquistar sua escolha?

-
Chevrolet Onix (de R$ 39.190 a R$ 59.140)

Lançado com a responsabilidade de preencher as vagas ocupadas por Corsa, Celta e Agile, o compacto da GM não deixa dúvidas que seu projeto foi planejado de acordo com os dogmas do Gol. Com duas opções de motores, o compacto parte do conhecido 1.0 VHC-E de 80 cv, assim como o também polivalente bloco 1.4 de 106 cv, que garantem bom desempenho e consumo comedido. O modelo também pode ser equipado com transmissão automática de seis marchas.

Preço e multimídia são os grandes atrativos

O Onix é oferecido em cinco combinações de acabamento e motorização. Como todo compacto, seu espaço interno está longe de ser uma referência. Seu porta-malas oferece espaço para 280 litros. No entanto, um dos principais argumentos de venda do Chevrolet, o sistema de entretenimento MyLink esta disponível a partir da versão 1.0 LT e acresce R$ 2 mil.

Pontos Positivos - Um dos atributos do Onix é o baixo custo de manutenção. Seus motores estão no mercado há longa data e têm boa confiabilidade do consumidor.

Pontos Negativos - O acabamento é simples, com rebarbas nos plásticos dos puxadores e demais paineis, o que contribue para uma percepção bastante rudimentar.

PREÇOS E VERSÕES
1.0 LS - R$ 39.190
1.0 LT - R$ 43.250
1.4 LT - R$ 46.190
1.4 LTZ - R$ 52.290
1.4 Effect - R$ 52.090

OBS: Transmissão automática disponível apenas na versão 1.4 LTZ por R$ 59.140

-
Hyundai HB20 (DE R$ 40.545 a R$ 65.385)

O HB20 foi a resposta da marca para o bom desempenho no mercado com o Tucson e ix35. Os sul-coreanos também dissecaram o Gol para chegar ao formato ideal do compacto. Com design agressivo, o HB20 foi o primeiro nacional a adotar motor três cilindros 1.0 de 80 cv. No entanto, a cereja do bolo é a unidade 1.6 16v de 128 cv que fazia feio no Veloster, mas oferece ótimo desempenho no hatch. Além disso, conta com caixa manual de seis marchas e automática, também com seis velocidades.

Desempenho e estilo figuram entre os predicados

Com uma proposta de ganhar terreno com rapidez, a Hyundai oferece uma linha divida em oito versões, além das edições R Spec e HB20X e pacotes especiais de opcionais. Com qualidade de acabamento superior ao do Chevrolet, o modelo peca por oferecer a central multimídia e conteúdos como bancos em couro apenas nas versões topo de linha, que partem dos R$ 61 mil.

Pontos Positivos - O HB20 se destaca pelo bom comportamento, principalmente na versão 1.6 e por ter opção automática cerca R$ 5 mil mais barata que o Onix.

Pontos Negativos - Apesar de ter uma linha mais ampla, as versões mais bem equipadas não custam menos de R$ 48 mil.

PREÇOS E VERSÕES

1.0 Comfort - R$ 40.545
1.0 Comfort Plus - R$ 43.745
1.0 Comfort Style - R$ 47.895
1.6 Comfort Plus - R$ 50.295
1.6 Comfort Style - R$ 53.395
1.6 Comfort Plus (AT) - R$ 54.595
1.6 Comfort Style (AT) - R$ 57.695
1.6 Premium - R$ 61.295
1.6 R Spec - a partir de R$ 53.895
HB20X 1.6 - a partir de R$ 61.245