Conheça os veículos que irão estrear no mercado brasileiro em 2016

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
02/01/2016 às 08:43.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:51
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

O ano começou na sexta-feira (1º), mas a indústria automotiva não quer saber de perder tempo e tenta a todo custo pelo menos segurar as vendas no mesmo patamar do trágico 2015, que foi 25% menos do que em 2014. Para isso, fabricantes apostam em novos produtos, principalmente nos segmentos intermediários, como os de sedãs compactos e médios, em que a decisão de compra não depende tanto da oferta de crédito e que o financiamento não tem grande impacto no orçamento familiar.

Da mesma forma que aconteceu no ano passado, o segmento de utilitários-esportivos (SUV) também terá forte presença na pauta de novidades das marcas. Para 2016, o setor também presenciará a entrada de fabricantes em nichos inexplorados, na tentativa de expandir o leque de opções e elevar a rentabilidade.

Chevrolet Cruze e Onix
Foto: GM / Divulgação

Já à venda no mercado norte-americano, a segunda geração do Cruze deverá ser a grande sensação da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Com carroceria totalmente revista, o médio ficou maior e poderá vir com motor turbo 1.4 de 160 cv e 24 mkgf de torque. Outra mudança importante será com o Onix. O campeão de vendas da marca passará por sua primeira plástica de meia vida.


Fiat Toro e X1H

Foto:
Fiat/ Divulgação

Com apresentação cotada para fevereiro, a picape Toro será um dos grandes lançamentos de 2016. Afinal, é a primeira picape de porte médio da marca italiana e que inaugura um conceito de estrutura monobloco semelhante à Honda Ridgeline, comercializada nos Estados Unidos. Depois da Toro, o grande destaque do italianos de Betim será o popular sucessor do Palio Fire, que ainda é conhecido apenas pelo código X1H.


Honda Civic
Foto:
Honda / divulgação

O ano de 2015 nunca será esquecido pela Honda. A marca bateu recorde de vendas graças ao HR-V. No entanto, não teve muito sucesso entre os sedãs médios, terreno que já foi dominado pelo Civic e que hoje assiste da segunda posição o Corolla ao longe. Para tentar conter a performance do Toyota (que vendeu quase o dobro do Honda), a marca lançará no segundo semestre a nova geração do médio.


Hyundai iX25
Foto:
Hyundai / Divulgação

Foi-se o tempo em que o veteraníssimo Tucson provocava filas nas revendas da marca sul-coreana. Sem um SUV com apelo de vendas para ocupar a base do segmento, a marca se prepara para lançar o ix25, que deve ser a estrela do estande da marca na mostra de São Paulo. Compartilhando a base e conjunto mecânico do HB20, ele terá a princípio tração dianteira e motor 1.6 de 128 cv e brigará na faixa dos R$ 70 mil.


Kia Rio, KX3 e Cerato
Foto:
kia / Divulgação

Com a inauguração da planta mexicana da Kia, a marca sul-coreana promete uma ofensiva pesada para o Brasil, com lançamento de dois modelos inéditos, além da nova geração do médio Cerato. Uma das primeiras novidade será o hatch Rio, que concorrerá no segmento de compactos junto com Punto e Fiesta. A outra novidade é o SUV compacto KX3 (foto) que irá brigar com Renegade, HR-V e companhia.


Nissan kicks

Foto:
Nissan / Divulgação

A confirmação oficial sobre o lançamento do Kicks deverá ser divulgada na segunda-feira, quando o presidente global da Aliança Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, dará entrevista coletiva no Rio. O jipinho é aposta para disputar terreno dos SUV’s de entrada, com preços a partir dos R$ 65 mil. Equipado com motor 1.6 de 111 cv do Versa, seu lançamento será às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Renault Grand Captur e kWid
Foto:
Peugeot / Divulgação

A experiência com o Duster foi positiva para os franceses da Renault. Agora chegou a hora de dar um passo à frente e fincar raízes entre os SUV’s intermediários, por onde orbitam ix35, Captiva e Sportage. Com apelo familiar, o modelo que compartilhará o conjunto mecânico do Duster terá opção de sete lugares e menos disposição fora-de-estrada. Sua estreia também deverá ocorrer no Salão do Automóvel.


Toyota Hilux SW4
Foto: Toyota / Divulgação

Utilitários-esportivos montados sobre chassi ainda têm mercado em boa parte do mundo. O grandalhão da Toyota será importado da Argentina, de onde já vem a picape Hilux, de quem deriva, e deverá desembarcar por aqui ainda no primeiro semestre. Mais sofisticada que geração anterior, o SUV terá pacote farto de conteúdo e utilizará a unidade 2.8 turbodiesel de 177 cv, que também equipa a picape.


Volkswagen Golf
Foto:
VW / Divulgação

Desde que a sétima geração do Golf foi lançada no Brasil, a VW tem dito que iria fabricar o modelo por aqui, que finalmente chegará por volta de março ou abril. Produzido em São José dos Pinhais (PR), o modelo dividirá linha como o Audi A3 Sedan, assim como o conjunto de suspensão traseiro simplificado com eixo de torção e versão de entrada com motor 1.6 de 120 cv, além da opção 1.4 turbo de 150 cv.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por