Criador do Volkswagen Brasília, mineiro Marcio Piancastelli morre aos 79 anos

Folha Press
19/06/2015 às 19:21.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:33
 (Divulgação)

(Divulgação)

Nascido em Minas Gerais em 1936, Marcio Lima Piancastelli demonstrava aptidão para projetos automotivos desde muito cedo.

Prova disso é que em 1962, aos 26, tirou o segundo lugar no Prêmio Lúcio Meira -concurso de design automotivo instituído na década de 60- com a apresentação do projeto do cupê Itapuan.

A peripécia do jovem Marcio mudaria sua vida, uma vez que a colocação no concurso lhe renderia uma bolsa de estudos para o curso de design de automóveis no renomado estúdio Ghia, em Turim, na Itália.

Retornando ao Brasil, Marcio não mais abandonou a área de projetos automobilísticos. Trabalhou na Willys-Overland, na Ford e na Volkswagen, onde se consagrou como projetista.

Antes de seu projeto de maior sucesso, Marcio havia trabalhado na criação do modelo brasileiro do TL (1970). De sua autoria também foram o SP1, que por problemas mecânicos foi rapidamente substituído pelo SP2.

Contudo, o melhor estava por vir. Em 1973, a Brasília coroaria a trajetória de sucesso deste mineiro que, segundo a própria Volkswagen, integrou o grupo de projetistas que na década de 1970 demonstrou a capacidade de inovação dos profissionais brasileiros ao criar os primeiros carros genuinamente nacionais da montadora.

Marcio Lima Piancastelli faleceu na noite da última quinta (18), em Araçoiaba da Serra (SP), após longo período doente. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por