Motos de uso misto geralmente pecam pelo grande porte excesso de peso que acabam tornando seu uso cotidiano impraticável. Uma boa opção, capaz de atender no uso citadino e também no fora de estrada é a BMW F 800 GS. Com boa oferta de desempenho, ela responde tão bem quanto uma “Big Trail” com mais de 1.000 cm³.

Apesar de ter apenas dois cilindros, o motor é bastante suave e responde bem em todas as faixas de rotação, suave em baixa e vigoroso em altas. O maior destaque está na suspensão. O curso longo absorve bem as irregularidades do piso e garante muito conforto. Se a estrada acabar, pode continuar pela terra sem medo, que a sensação será de ainda estar no asfalto.

Embora seja relativamente leve e fácil de manobrar, o assento com 88 cm de altura é mais alto que o das concorrentes e contraindicada para quem mede menos de 1,75 m.

Elogios para o pacote Brasil, que diferentemente de outros países inclui freios com ABS, controle de tração e manoplas aquecidas, úteis nos dias frios daqui.

O QUE É?

Categoria “bigtrail”, para uso misto.

ONDE É FEITA?

Produzida na unidade de Manaus

QUANTO CUSTA?

R$ 43.350

COMO ANDA?

Motor 2 cilindros de 85 cv e torque de 8,46 mkgf. Aceleração 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e velocidade máxima superior a 200 km/h.

COM QUEM CONCORRE?

A única concorrente direta é a Triumph Tiger 800 XRx (R$ 42.990). Um pouco mais distantes, embora marcantes diferenças no desempenho e conteúdo, há a Suzuki V Strom 650 ABS (R$ 35.900) e a Honda NC 750X ABS (R$ 31.972).

COMO BEBE?

Em percurso cidade/estrada, a média foi de 19,2 km/l.

COMPORTAMENTO:

Ciclística agradável, com guidão leve, reações adequadas às inclinações e firmeza nas curvas. O motor “cresce” de forma linear e, mesmo na estrada com garupa, oferece sobra de potência. Relativamente leve com 185 kg, é fácil mantê-la parada ou manobrar impulsionando com os pés.

CONCLUSÃO:

Uma moto ágil e confortável, fácil de ser pilotada e que atende com sobra às necessidades diárias ou lazer.

Pontos positivos:
Conforto
Agilidade
Ciclística

Pontos Negativos:
Faróis assimétricos de gosto discutível