Edição 2015 da mostra de Frankfurt faz jus ao título de maior salão do mundo

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
19/09/2015 às 11:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:48

Assim como acontece em Paris e Detroit, as marcas locais fazem de tudo para chamar a atenção. No Internationale Automobil-Ausstellung (IAA), ou popularmente conhecido por aqui como Salão de Frankfurt, o domínio alemão é generalizado.

Afinal, além de marcas como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Opel, Porsche, Smart e Volkswagen, todas elas são detentoras de outros selos, de fora, como Bentley, Bugatti, Lamborghini, Mini, Rolls-Royce, Skoda e Seat, que acabam monopolizando boa parte do imenso complexo de exposições da cidade.

Mais uma vez, os utilitários-esportivos (SUVs) ocuparam boa parte dos estandes, com renovações de gerações, caso do Volkswagen Tiguan, totalmente reformulado, assim como os modelos inéditos Jaguar F-Pace e Bentley Bentayga, que chegam para brigar no topo da “cadeia alimentar” dos jipões, contra oponentes como Land Rover Range Rover e Porsche Cayenne.

Verdes
Outra corrente que também se fez presente e com uma grande variedade de novidades foram os automóveis híbridos, elétricos e de propulsão alternativa, aliados a conceitos de estilo que servirão de base para futuros modelos. A Mercedes-Benz apostou no Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile), que faz um trocadilho com o nome da mostra. Na mesma toada, a Porsche dedicou o centro de seu estande para revelar o futurista Porsche Mission E Concept.

Alfa Romeo Giulia
A musa furiosa da marca milanesa deu o ar de sua graça no Salão de Frankfurt. Apesar de ter sido apresentada há alguns meses, só agora a Giulia foi totalmente revelada. Além da versão básica, é a Quadrifoglio que promete arrancar suspiros com seu V6 de 510 cv e brigar com BMW M5 e Porsche Panamera Turbo.

Audi E-tron Quattro
Se a moda é apresentar um utilitário-esportivo ou um elétrico, a Audi juntou tudo e mostrou o E-Tron Quattro. O jipão do futuro, cotado para 2018, foi à mostra alemã com um conjunto que agrega três motores elétricos – que somam 496 cv – que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Bentley Bentayga
Muita gente que viu o conceito EXP 9 F, no Salão de Genebra de 2012, deve ter rezado para que o jipão da Bentley nunca chegasse ao mercado, de tão feio. Os engenheiros britânicos e alemães perceberam e elaboraram o Bentayga, que chega para ser o Continental off-road da marca, com um poderoso W12 de 608 cv.

BMW M6
Sem conceitos ou modelos inovadores, a “Casa de Motores da Bavária” se dedicou a apresentar o M6 Competition Edition, que ganhou novo motor turbo V8 4.4 litros elevado para 600 cv. Toda essa força permite empurrar o cupê a até 305 km/h. Sem exageros, ele se diferencia pela decoração com as cores da divisão M.

Bugatti Vision GT
A indústria de games se tornou tão forte, que até modelos criados para jogos ganham vida. Pensado para o game “Gran Turismo 6”, o carro ganhou uma unidade real para Frankfurt. Inspirado nos clássicos Type 35 e Type 57, o conceito foi construído sobre a base do Veyron e servirá de estudo para modelos futuros.

Ferrari 488 Spider
Apesar de ter sido revelada há algumas semanas, a marca italiana dedicou seu estande para a versão conversível do cupê 488 GTB, o Spider chega com pompa de ser o conversível mais potente de Maranello com seu V8 turbo 3.9 de 670 cv. Destaque para o teto rígido (RHT) que se recolhe em apenas 14 segundos.

Jaguar f-Pace
Depois de provocar a ira dos mais ortodoxos com a perua X-Type Estate, em 2004, a Jaguar entra para o clube de fabricantes de utilitários-esportivos (SUV) com o F-Pace. Principal novidade da marca, o jipinho chega com opção de motor turbodiesel V6 de 300 cv. De porte intermediário, o felino irá concorrer na seara de Porsche Macan e Land Rover Evoque.

Lamborghini Huracan
A Lamborghini tem tomado gosto por deixar os cabelos de seus clientes ao vento. Na mostra alemã, a marca apresenta o Huracan LP610-4 Spyder, versão aberta do modelo de “entrada” da marca italiana. Ao contrário do Aventador Roadster, que conta teto rígido removível, esse touro exibe uma charmosa cobertura em tecido. Atrás do banco, um V10 de 610 cv.

Mercedes-Benz IAA
Em seu quintal, a Estrela de Três Pontas homenageou a mostra com o IAA, que carrega as iniciais do salão. Futurista, o conceito registrou o impressionante coeficiente aerodinâmico de apenas 0,19 (um Classe S tem 0,24). Para chegar a essa marca, a traseira se alonga em 39 cm, otimizando o fluxo do sobre a carroceria. Bonitão não é, mas fascinante em termos de engenharia.

Mini Clubman
Uma das peruinhas mais simpáticas da indústria automotiva acaba de chegar à sua terceira geração. Assim como a edição original da década de 1960 e da geração de 2007, o modelo manteve a abertura do bagageiro bipartida. Por outro lado, passou a contar com quatro portas no lugar da pequena porta suicida na lateral direita. A princípio serão três opções de motores.

Nissan Gripz
Misturas de cupês com utilitários-esportivos (SUVs) se tornaram comuns em mostras automotivas. A Nissan apostou no Gripz, um jipinho duas portas com jeitão de 370Z anabolizado. Com o único objetivo de provocar a reação do público, o Gripz é apenas um conceito de estilo, que poderá servir de inspiração para os próximos modelos da marca.

Porsche Mission E
Depois do êxito com o 919 Hybrid, vencedor das 24 Horas de Le Mans, a Porsche dá mais um passo na busca por propulsão limpa com o Mission E, que utiliza motorização elétrica 600 cv e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e autonomia de 500 quilômetros. Suas linhas servirão de base para o futuro sedã da marca, abaixo do Panamera.

Rolls-Royce Dawn
Segundo conversível da era BMW, modelo resgata o clássico Silver Dawn, da década de 1950, com uma proposta mais esportiva que o Drophead Coupe. Sofisticadíssimo, o modelo carrega, com toda a pompa, quatro ocupantes em grandes poltronas individuais. O modelo é equipado com o enorme V12 6.6 de 570 cv, presente nos demais modelos da casa.

Toyota C-HR
Não é a primeira vez que a Toyota mostra um proposta que une SUV com cupê. Em 2001, a marca apresentou o RSC, na mostra de Los Angeles. Agora a marca aposta numa nova edição do C-HR, que já tinha ido a Paris ano passado. Ainda conceitual, o jipinho foi montado na nova plataforma TNGA, mas executivos afirmam que seu desenho está próximo do modelo final.

Volkswagen Tiguan
A principal novidade da VW em Frankfurt foi a segunda geração do utilitário-esportivo Tiguan, que foi totalmente reformulada após quase oito anos de mercado. Com tração integral em toda a linha e opções de motores turbo, com potências que vão de 115 cv a 240 cv, o jipinho contará com uma versão de entre-eixos estendido, que chega em 2017.

Na ordem: Alfa Romeo Giulia, Bentley Bentayga, Audi E-tron Quattro, BMW M6, Bugatti Vision GT, Ferrari 488 Spider, Jaguar f-Pace, Lamborghini Huracan, Mercedes-Benz IAA, Mini Clubman, Nissan Gripz, Porsche Mission E, Rolls-Royce Dawn, Toyota C-HR, Volkswagen Tiguan. Fotos: Divulgação

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