HB20 entra no bisturi e modelo é atualizado para o mercado

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
26/09/2015 às 07:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:51

SÃO PAULO (SP) – O brasileiríssimo HB20, fabricado em Piracicaba-SP, cujo nome vem de “Hyundai Brasil Modelo 20”, desde o lançamento, em setembro de 2012 se tornou um dos mais desejados compactos brasileiros, ocupando hoje o terceiro lugar nos emplacamentos do segmento, “colado” nos primeiros colocados Palio e Onix. Mas essa gigante coreana, que produz anualmente quase o dobro de veículos que o nosso país inteiro, preocupada em não deixar “a peteca cair”, tratou de apresentar a reestilização.   Embora as novidades incluam o visual e vários sistemas do veículo, a denominação “Novo” HB20 dada pelo fabricante é exagerada. A carroceria continua a mesma, apenas os para-choques foram modificados. O dianteiro ganhou grade hexagonal e visual indiscutivelmente mais interessante, enquanto o traseiro manteve o mesmo jeitão, mas com o importante aumento de 2 cm, para maior proteção da tampa traseira que era atingida em qualquer batidinha. Na versão mais completa, os faróis agora contam com projetores ao invés de refletores e luzes de posicionamento em LED, ao passo que a iluminação das lanternas traseiras ficou mais definida e intensa.     No motor, pistões e anéis com menor atrito, novas velas e alternador mais inteligente prometem 6% de economia em relação ao anterior. Também para gastar menos, todas as versões vêm com pneus “verdes” que oferecem menor resistência à rolagem. Na transmissão, as versões 1.6 passam a contar com seis marchas, tanto na opção manual quanto na automática. O interior, que considero bem espartano, ganhou detalhes mais requintados em cromados aveludados e componentes pretos envernizados, além de estofamento em couro marrom, conforme a versão.   Destaque   Mas o grande destaque do modelo, a atual “coqueluche” entre as tecnologias automotivas, é o sistema multimídia que copia a tela do celular no display do painel do veículo e reproduz o som nos auto-falantes, para que você possa usar todas as suas facilidades prediletas dentro do carro. Mas cuidado, nem todos os modelos de “Smarts” são compatíveis, é melhor testar o seu. E mais, como tudo o que é bom custa caro, esse sistema só está disponível na versão “top”, assim como só nela você tem proteção adicional por air bags laterais dianteiros.   Conteúdo e preço   Em 10 versões, todas com ar condicionado, direção hidráulica, comandos no volante, computador de bordo, fixação de cadeirinhas isofix, assento do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricos, motores 1.0 ou 1.6, transmissões com cinco, seis machas ou automáticas, diferentes pacotes de conteúdo e acabamento, e preços ligeiramente superiores ao anteriormente praticado, ele estará à venda a parir de 10 de outubro, entre R$ 38.995 e “salgadíssimos” R$ 63.535.

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