Honda revigora CG para assegurar a soberania no mercado de duas rodas

Sérgio Melo - Especial Auto Papo
15/08/2015 às 10:40.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:21
 (Honda / Divulgação)

(Honda / Divulgação)

Mesmo líder isolada em vendas de motocicletas, com 80,35% do mercado brasileiro em 2014, a Honda acaba de modernizar dois de seus produtos mais comercializados. A CG 150 que já vendia 8 vezes mais que a segunda colocada, ganhou maior cilindrada e tornou-se CG 160. A motoneta POP 100, além do aumento de 10 cm3, ganhou injeção eletrônica e foi rebatizada como POP 110i.

Enquanto nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste as motocicletas menores são as mais vendidas, nos grandes centros do Sul e Sudeste a população começa a desapegar-se do “status” das imponentes “motonas” e preferir as mais leves, ao perceber que agilidade e praticidade são bens essenciais e excelentes remédios contra o stress. E mais, uma moto de baixa cilindrada ocupa menor espaço, pesa, consome e polui menos do que as grandes.

Outra vantagem das pequenas é o preço. Podem sair mais barato que andar de ônibus... A POP 110i financiada em 50 meses com entrada de 10%, custa R$ 6,50 ao dia. Muito menos do que os R$ 16,30 de quem pega uma condução de R$ 3,40 e outra de R$ 4,75, na ida e volta do trabalho, mesmo se somados os cinco reais da gasolina.

Se pensarmos em consórcio, melhor ainda: R$ 3,41 por dia nos planos de 72 meses.

 

 

Novidades CG

O novo motor é igual ao da “Bros”, com balancins “roletados”, suporte do comando incorporado ao cabeçote e embreagem mais forte. A potência passou de 14,3 cv para 15,1 cv e o torque cresceu 11%. No visual, novas carenagens, tanque com tampa embutida e pedaleiras mais baixas para maior conforto. A versão “Fan” ganhou rodas em liga e a “Titan” passa a contar com conta-giros.

Já na POP, o carburador finalmente cedeu lugar à injeção. Apesar de ainda não ser flex, a potência subiu para 7,9 cv e o torque ficou 20% maior. Além do farol mais forte, o visual ficou mais interessante e robusto, com setas incorporadas e nova “rabeta”. O painel agora tem luz-espia para indicar a reserva, dispensando a lendária torneirinha.

 

 

Na Pista

A nova CG “respira” melhor, proporciona arrancadas mais rápidas e mantém a velocidade com maior facilidade. A ciclística é agradável, com boa posição de pilotagem e firmeza nas curvas. Nos freios, permanece o eficiente disco dianteiro, assim como o temerário tambor na traseira que exige maior manutenção e não gosta de água.

A POP, de tão leve parece um brinquedo. Com apenas 87 kg, assento e suspensão confortáveis, não cansa mesmo em longas pilotagens. Mas na hora do trabalho ela não é de brincadeira. Apenas com o piloto, arranca na frente dos automóveis e mantém velocidades urbanas com facilidade. Na estrada falta potência. Seus pecados são a ausência de partida elétrica e ambos os freios a tambor.

Preço

Tudo melhorou... mas o preço aumentou 8,5%. Com garantia de três anos e óleo grátis nas sete primeiras revisões, a CG 160 Fan já está à venda por R$ 7.990,00 e a Titan por R$ 9.290. A POP, nas mesmas condições, estará disponível na segunda quinzena de agosto, por R$ 5.100.
 

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