No mercado desde o final de 2011, gradativamente o March vem ganhando mercado e novos conteúdos para fazer frente à concorrência. O grande destaque da versão Colors Multi é o sistema multimídia Android. Basicamente um smartphone com tela grande fixado no painel, e conectado aos sistemas de som, viva voz bluetooth e câmera de ré.

Assim como no celular, é possível navegar na internet e baixar aplicativos como Waze, Skype e tantos outros. Mais prático que o complicado espelhamento ofertado por veículos concorrentes, que não funciona com qualquer aparelho, basta acionar o compartilhamento de Wi-fi do smartphone, que o sistema se conecta à internet.

O nome “Colors” identifica características especiais da versão, que inclui aerofólio traseiro, retrovisores, frisos laterais e maçanetas em cores especiais e tapete em carpete.

Com motor 1.6, leve e bastante compacto, o carrinho é ágil no trânsito, rápido na estrada, fácil de manobrar e cabe em qualquer vaga. Destaque para a disposição em baixas rotações. Você não tem que ficar reduzindo marchas, basta acelerar que ele responde sem engasgar, chacoalhar ou tossir. A suspensão firme tem bom comportamento nas curvas.

Por dentro, mesmo sendo um subcompacto, conforto na frente e ainda assim um dedinho de folga para os joelhos de quem vai atrás, mesmo que seja adulto. Para os maiores que 1,80 metro o assento do motorista deveria poder recuar uns dois dentes a mais. O porta-malas com 265 litros tem capacidade intermediária em relação aos concorrentes.

Apesar do preço salgado (R$ 51.790), é bem completo. Direção elétrica, rodas em liga aro 16, ar-condicionado digital, computador de bordo, comandos no volante com regulagem de altura, vidros/travas e retrovisores elétricos, partida a frio sem tanquinho, faróis de neblina e multimídia com DVD e GPS.

Fica devendo comandos um só toque com anti-esmagamento nos vidros, cinto de três pontos e encosto de cabeça no assento traseiro central, auxiliar de partida em rampas e, controles de tração e estabilidade.

NISSAN MARCH 1.6 SL COLORS MULTI

O que é?
“Hatch” Subcompacto,

Onde é feito?
Brasil, Resende - RJ

Quanto custa?
A versão testada “SL” 1.6 Packs – Color/Multi, é a mais completa da linha e custa R$ 51.790,00. A mais simples “Conforto” 1.0 sai por 37.990.

Desempenho:
Potência de 111 cv, torque de 15,1 kgf.m, 0 a 100 km/h em 9,3 seg. e velocidade máxima de 191 km/h.

Com quem concorre?
Seus principais concorrentes custam a partir de: Volkswagen up! R$ 32.500,00, Ford KA 41.590, Renault Clio 33.678 e Kia Picanto 38.660.

Como bebe?
Nota “A” no Programa de eficiência energética do Inmetro, mostrou-se econômico com médias de 7,6 km/l na cidade e 14,5 na estrada, abastecido com etanol.

Segurança:
Em crash test realizado em dezembro de 2015, o March fabricado no Brasil recebeu 4 estrelas para a proteção de adultos e uma para a de crianças, das cinco disponíveis para ambos.

Acabamento:
O interior tem design interessante, porém acabamento espartano, com algumas rebarbas, parafusos à mostra e predomínio de plástico duro.

Pontos positivos:
Agilidade
Desempenho
Conectividade

Pontos negativos:
Curso reduzido assento motorista
Ausência cinco três pontos
Ausência de encosto de cabeça traseiros centrais