Não tenha medo, BMW R 1.200 GS é uma gigante dócil

Sérgio Melo* - Especial para Auto Papo
25/04/2015 às 11:30.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:46
 (Sérgio Melo/Divulgação)

(Sérgio Melo/Divulgação)

Se você pensou que precisaria fazer “musculação” para pilotar a BMW R 1.200 GS, ledo engano, ela se comporta de forma mais leve que motos menores. A montagem dos cilindros ao lado e não em cima do motor, resulta em centro de gravidade mais baixo e muita estabilidade. Andando é firme como um “navio”. Parada, apesar da altura mais adequada para quem mede acima de 1,75, é fácil mantê-la em pé.   Com guidão leve, embreagem macia e motor dócil, a suavidade impressiona. Mas é a suspensão incrivelmente confortável, com gerenciamento eletrônico e curso longo que merece os maiores elogios.    Na dianteira, ao invés de molas dentro das “bengalas”, o sistema é mono amortecido com braços triangulares. O freio, motor e tração também têm controle eletrônico e podem ser ajustados nas opções Standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. A ciclística é muito “redonda”, com as reações do guidão adequadas à inclinação.   BMW R 1200 GS   O QUE É? Categoria “Bigtrail”, com vocação para grandes distâncias e altas velocidades, no asfalto, terra ou cascalho. A primeira geração, a R1100GS, foi lançado em 1993.   ONDE É FEITA? Fabricada na Alemanha e montada em Manaus.   QUANTO CUSTA? R$ 69.900,00   COMO ANDA? A potência é de 125 cv, com exagerada força de 12,7 kg de torque. A velocidade máxima é superior a 200 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 3,7 seg.   COM QUEM CONCORRE? Ducati Multistrada 1200 GS Touring, por R$ 67.900, e Yamaha XT 1200 Z DX, a R$ 63.990.   COMO BEBE? Média de 16 km/l em percurso urbano/estrada de terra.   MERCADO: Com a atual retração do mercado os fabricantes estão concedendo descontos, o que torna o momento propício para compra. Com diferenças significativas como a suspensão mais confortável, apesar do preço superior a GS está bem colocada entre as concorrentes.   COMPORTAMENTO: Acelerações e retomadas rápidas com muita força em baixas rotações. Reações do guidão adequadas à inclinação e muito equilíbrio em função do baixo centro de gravidade. Incrível maciez no asfalto e pisos irregulares.    MECÃNICA: As reações do motor, suspensão e freios se adequam à necessidade, ao selecionar a opção de programação adequada. Pilotagem leve, com acelerador, embreagem e pedais macios.   ACABAMENTO: Montagem e acabamento primorosos.    CONCLUSÃO: Moto super confortável e, apesar do tamanho, de fácil pilotagem. Sobra desempenho para as necessidades do piloto amador. A customização dos principais sistemas garante segurança e melhor desempenho. A pilotagem com guidão alto e largo permite longos deslocamentos sem dores. Apesar dos 238 kg e do assento com 82 cm de altura, é fácil de manobrar pelo baixo centro de gravidade.   Pontos positivos:  Conforto Potência Tecnologia   Pontos Negativos:  Peso Preço

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