Nissan GT-R: força e agilidade de um super esportivo

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
07/03/2015 às 11:43.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:16

MOGIGUAÇU – “Godzilla”! O apelido dado por jornalistas australianos na década de 80 para o Super Esportivo “GT-R” da Nissan não poderia ser melhor. Afinal, o monstro japonês incrivelmente forte, e que destruía tudo à sua frente, tem tudo a ver com o veículo de mesma nacionalidade, com motor poderoso e que vem conquistando cada vez mais mercado entre os famosos concorrentes italianos e alemães. Também pudera: custa menos da metade de alguns e oferece resultados às vezes até melhores, como na pista de Nürburgring, onde é o veículo de série mais rápido entre todos os que já estiveram lá.
Mas não se assuste: ele pode ser domado com facilidade. Ajustando-se os gerenciamentos eletrônicos da transmissão, suspensão e tração na posição “Conforto” por meio de botões no painel, ele é manso como um carrinho familiar. Agora, cá entre nós, eu aconselharia colar os controles nessa opção, pois caso contrário o “Godzilla” acorda e vai te assustar...
Na posição “Racing”, basta cutucar o acelerador que ele salta como se tivesse garras cravadas no asfalto e sai “rasgando”. Nas curvas, se torna um kart, copiando cada ondulação do piso e só escorrega muito além do esperado.
O coração é um motor 3.8 V6 com 552 cavalos e incrível força de 64 quilos de torque. A transmissão, com dupla embreagem e seis marchas, fica na traseira para melhor distribuição de peso. O gerenciamento da força enviada para cada roda é feito por meio de uma caixa de transferência central, que divide a potência entre os diferenciais dianteiro e traseiro.
Por fim, a pior notícia: por hora, a marca não pretende importá-lo oficialmente. Nos EUA, ele custa US$ 101.770. Por aqui, em importadores independentes, sem adequações à realidade brasileira de combustível, etc, estima-se que o preço beire os R$ 600 mil.

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