Nova geração do sucesso da Ford já chegou ao Brasil, mas as vendas só começam em agosto

Sérgio Melo - Especial para o Auto Papo
27/06/2015 às 11:47.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:39
 (Ford)

(Ford)

Oito meses após o inicio das vendas na Europa, acaba de desembarcar por aqui o novo Focus, com visual remodelado e novidades tecnológicas. Mas, por enquanto, só vieram poucas unidades para apresentação à imprensa. As vendas só começam em agosto.   Do antigo, permanecem a plataforma, portas e teto. A frente ficou a “cara” do New Fiesta e a traseira, embora mantido o estilo, está mais “leve”.   Para minimizar a tristeza de quem comprou o “old” Focus recentemente, os proprietários de modelos 2014 e 2015 poderão fazer pré-reservas para serem os primeiros a receberem os novatos, com desconto de 15%.   Mais segurança   Na tecnologia, as novidades são o controle de estabilidade preventivo que atua em situações que podem levar a derrapagens, antes mesmo que qualquer roda inicie escorregamento, chave programável para limitar a velocidade, o volume do som e impedir o desligamento dos controles de segurança ao emprestar o veículo e, na versão mais completa, sistema que freia o carro sozinho em caso de risco de acidentes, que dependendo da velocidade evita colisões ou reduz danos.   No mais, todas as versões têm assistente de partida, supervisão da pressão dos pneus, sensor crepuscular e de chuva, multimídia com Bluetooth, comandos por voz e assistente que chama o socorro automaticamente.   As versões mais simples SE 1.6 tem motor 1.6 e transmissão manual. A SE Plus acrescenta air bags laterais, couro, sensor de estacionamento traseiro, Cruise control, ar bi-zone e pode ter motor 2.0, transmissão com dupla embreagem e borboletas no volante.    Ford manteve preço para as versões mais simples   As top Titanium, sempre 2.0 e automáticas, vêm com air bags de cortina, chave presencial, multimídia com GPS e podem ter faróis bi-xenon, teto solar, assento do motorista com regulagens elétricas e sistema de estacionamento assistido.   No curto teste-drive, próximo a Fortaleza, não se percebeu alterações. A suspensão permanece confortável e firme nas curvas, o volante está mais leve em baixa velocidade e firme quando se acelera um pouco mais e o tratamento acústico melhorou.   Por dentro, destoando do bom acabamento, design e instrumentação completa, destacam-se negativamente o forro da porta em plástico duro na porção superior, falta de tampa para o conector USB e ausência de botão facilmente acessível para a desativação do sistema de controle de tração.    Mesmo aumentando a oferta de conteúdo, a Ford manteve o preço de R$ 69.900 para a versão mais simples, “SE”. A “Titanium”, na configuração mais simples, foi reduzida em mil reais e sai por 86.900 e, a mais completa salta para 95.900.

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