Nova lei nos EUA permitiria a reativação da produção do ‘Pop Star’ DMC-12

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
30/01/2016 às 10:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:14
 (DMC)

(DMC)

O DeLorean DMC-12 entrou para a história do automóvel não por seu projeto inusitado e extravagante, nem mesmo pelas confusões de bastidores da empresa e muito menos pelo esquálido desempenho de seu motor Renault-Volvo, mas por seu sucesso na cultura popular, graças ao filme “De Volta para o Futuro” e os dois episódios posteriores. E a boa notícia é que o esportivo poderá voltar em 2017.

Isso porque uma nova legislação aprovada recentemente nos Estados Unidos permite que pequenos fabricantes produzam modelos com mais de 25 anos em pequena escala. E nesse quesito, o DMC-12 atende e com folga, uma vez que as pouco mais 8 mil unidades fabricadas foram produzidas entre 1981 e 1983.

Exigências

A DeLorean Motor Company tem sede no Texas e ainda conta com o ferramental para produzir novamente o esportivo desenhado por Giorgetto Giugiaro. No entanto, outra exigência do governo norte-americano é que as reedições de modelos antigos atendam as normas de emissões do país, principalmente às do estado da Califórnia, que tem as regras mais severas dos Estados Unidos.

A DeLorean adiantou que já entrou em contato com fabricantes como General Motors e Ford, que poderiam fornecer unidades eficientes e muito mais potentes que o fraco V6 de 132 cv, de 33 anos atrás.

Além do motor, vários outros parâmetros de emissões, segurança e tecnologia deverão ser revistos. Mas o que não pode mudar, de forma alguma, é sua carroceria em aço inoxidável, sem uma gota de tinta sequer.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por