Novo Civic Si traz visual moderno e estabilidade

Sérgio Melo - Hoje em Dia*
20/06/2015 às 08:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:33
 (Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

Com a esportividade de um cupê e linhas musculosas, o novo Honda Civic Si chama a atenção por onde passa, sobretudo na cor laranja, visível a quilômetros de distância. O motor tem 206 cavalos e generosa força de 23,9 quilos de torque. Mas o antigo sedã Si, com menor potência, emocionava mais.

O antecessor instigava a pisar fundo e esticar as marchas. Quanto mais a rotação subia, mais “nervoso” ficava. O novo responde melhor e convida às médias rotações, enquanto o som do motor não gera adrenalina e o desempenho está longe da potência máxima. Mas se você não está procurando emoção, para o uso comportado o cupê é melhor, requer menos trocas de marchas e tem retomadas mais rápidas. Só que em relação a uma proposta esportiva, quem está pensando em ser comportado??...

Na estabilidade, ele faz bonito. Com aros 18 polegadas e pneus 225 super baixos, ele parece colado no chão. Nas curvas, é como se fosse guiado por trilhos, é mais fácil você cair do assento do que ele derrapar. Mas como não existe “jantar grátis”, ele não seria tão estável se a suspensão fosse macia, prepare-se para pular um bocado e sentir cada pequena saliência do asfalto. No interior, o perfil baixo e o teto descendente a partir do meio da carroceria, comprometem o espaço dos passageiros de trás. O pior nem são os joelhos, é a cabeça prensada contra o vidro traseiro, sobretudo ao passar por quebra-molas, só crianças estarão bem acomodadas. Na frente muito conforto, exceto em relação às pernas do “carona”, já que além do assoalho ser mais raso desse lado, o extintor foi instalado justamente onde se apóia os pés.

Honda Civic Si 2015

O QUE É?

“Coupé” médio esportivo com duas portas.

ONDE É FEITO?

Canadá.

QUANTO CUSTA?

O preço sugerido pelo fabricante, com frete, é de R$ 124.000. Não há opcionais. Ele vem com direção elétrica, câmbio manual de 6 marchas, câmera de ré, ar-cond. digital, multimídia com tela de 7 pol., Bluetooth, computador de bordo, piloto automático e vidros elétricos.

COMO ANDA?

Motor 2.4 aspirado a gasolina com 206 cv, torque 23,9 kg, velocidade máxima de 217 km/h e 0 a 100 em 6,7 segundos.

COM QUEM CONCORRE?

Embora propostas muito diferentes, os concorrentes mais relevantes são: Volkswagen Golf GTI 2.0 DSG – R$ 110.570 e Mini Cooper S 2.0 turbo – R$ 103.263.

COMO BEBE?

8,5 km/l na cidade e 12 na estrada.

ESPAÇO INTERNO

Na frente todo o conforto, exceto para as pernas do “carona” em vista do assoalho raso e extintor instalado no local onde se apóia os pés. Atrás não há sobra de espaço para os joelhos e a cabeça dos mais altos vai prensada contra o vidro traseiro, melhor só levar crianças. O porta-malas com 330 litro é pequeno para o tamanho do veículo.

SEGURANÇA

Diferencial com escorregamento limitado e air bags frontais, laterais e de cortina dianteiros. O modelo Si ainda não foi objeto de crash test, mas a versão cupê da qual deriva foi ensaiada pela IIHS e obteve nota máxima em todos os quesitos.

Pontos positivos

Estabilidade, Força, Segurança

Pontos Negativos

Espaço traseiro, Porta-malas, Falta força em alta rotação

*Enviado Especial
 

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