Utilitários-esportivos (SUV) derivados de picapes médias estão cada vez mais raros. No Brasil, apenas três modelos representam esse naipe no vasto baralho dos jipes, que são Chevrolet S10, Toyota Hilux SW4 e Mitsubishi Pajero Dakar, que acaba de ganhar nova geração no mercado asiático, onde é vendida como Pajero Sport, e deverá surgir por aqui no ano que vem.

Assim como a atual geração, produzida na unidade de Catalão (GO), o Pajero Sport utiliza carroceria sobre chassi, o que o torna mais apto para o uso fora de estrada. Nesse caso, ela aproveita o chassi e conjunto mecânico da nova geração da L200 Triton.

Exótico

No entanto, é perceptível que o fabricante busca dar um ar mais familiar ao modelo com capacidade para sete ocupantes. O problema é que os designers apostaram num estilo futurista de gosto bastante discutível. O conjunto ótico segue o mesmo padrão do irmão Outlander, com elementos cromados que recorrem pelos faróis e a enorme grade frontal.

Na lateral, o jipão ganhou vincos e janelas mais afiladas, no melhor estilo Honda CR-V, mas o desastre do desenho ficou por conta das lanternas traseiras, que “escorrem” rumo ao para-choque como se tivessem derretido, ao contrário dos refletores, que avançam até o teto.

No mercado tailandês, o Pajero Sport contará com duas opções turbodiesel 2.4 de 154 cv ou 181 cv. Quando chegar ao Brasil, deverá manter a unidade 3.2 de 170 cv.