Novo VW Tiguan: Suv da Volkswagen terá oito opções de motores

Paulo Leonardo * - Hoje em Dia
16/09/2015 às 07:05.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:46
 (Paulo Leonardo)

(Paulo Leonardo)

FRANKFURT (Alemanha) – Cinquenta quilos mais leve, seis centímetros mais comprido, 50 litros a mais de espaço no bagageiro e muito mais tecnologia. Finalmente, a Volkswagen apresentou a nova geração do utilitário-esportivo (SUV) médio Tiguan, no Salão do Automóvel. De cara, notou-se a tendência dos mais recentes lançamentos da Volkswagen: linhas mais retas, especialmente na traseira.

Depois de a primeira geração ter vendido 2,64 milhões de unidades em todo o mundo, já tinha passado da hora de a Volkswagen apresentar um sucessor para o SUV. Fabricado agora na plataforma modular MQB, da VW (a mesma do Golf), o novo Tiguan chega ao mercado europeu em abril do ano que vem, em basicamente três versões de rua e oito motorizações possíveis.

O utilitário ganhou 6 centímetros no comprimento e 3 centímetros na largura. Ao mesmo tempo, está 3,3 centímetros mais baixo em relação à geração anterior, o que, segundo a Volks, daria ao carro um aspecto mais esportivo.

Dieta

O jipinho está 50 quilos mais leve, mesmo com o acréscimo de 145 litros no porta-malas, que passa a ter capacidade de 615 litros. Se rebater os assentos, chega a 1.655 litros.

Serão três versões de acabamento: padrão, R-Line e Off-Road. Os motores também se modernizaram. A gama vai de 115 a 240 cavalos. Serão oito motores para o consumidor escolher – todos turboalimentados. A gasolina, as opções são o 1.4 litro, com 125 cv ou 150 cv, e o 2.0 litros, de 180 cv ou 220 cv. E haverá também mais quatro opções turbodiesel.

Conteúdo

O comprador do novo Tiguan encontrará um carro bem mais moderno. O SUV oferece sistema de detecção de pedestres e de carro à frente, com frenagem automática; sistema de frenagem após acidente, capô ativo (ele se abre em caso de colisão contra pedestres) e assistente de troca de faixa de rodagem. O sistema de entretenimento pode fornecer informações online sobre o tráfego, integrado a dispositivos que rodam sistemas iOS e Android.

A Volkswagen apresentou também uma versão-conceito do Tiguan, a GTE, com motorização híbrida e tecnologia plug-in. Placas de energia solar no teto servirão para recarregar as baterias do motor elétrico, que será associado a um propulsor 1.4 turbo de 154 cv. Combinados, ambos gerarão 218 cv. Mas a autonomia do conceito no modo elétrico ainda deixa a desejar: apenas 50 quilômetros.

* O jornalista viajou a convite da Anfavea.

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