Os únicos líderes de segmento com ESP foram o Honda HR-V e o BMW 320i

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
30/01/2016 às 10:05.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:14

Apesar de uma pequena parcela dos modelos fabricados no Brasil contarem com o ESP como item de série ou opcional (como mostra a lista ao lado), entre os modelos mais vendidos, em suas respectivas categorias, o cenário é desanimador. Alguns fabricantes até optaram pela não inclusão, como fez a Peugeot, quando lançou o 208, por considerar baixa a demanda do consumidor.

No segmento de entrada, o Chevrolet Onix foi o modelo mais vendido em 2015, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), com 125 mil unidades, e não oferece ESP nem como opcional, tal como seu irmão Prisma, campeão entre os sedãs pequenos.

O Fiat Palio, líder entre os modelos de entrada com 122 mil licenciamentos, também não oferece o equipamento, assim como o Punto, que lidera entre os hatches médios, e muito menos na veterana Weekend, topo do pódio entre as peruas pequenas. Entre os sedãs compactos, o Honda City, assim como o Fit, que fechou na dianteira entre os monovolumes de pequeno porte, também carecem do ESP.

Entre os sedãs médios, uma incoerência é o fato de o Toyota Corolla, líder isolado do segmento, com quase 70 mil unidades vendidas em 2015, não contar com o ESP, nem como item opcional da versão mais sofisticada, a Altis, que custa R$ 102 mil. Mas a bola fora no prestigiado segmento dos médios não é exclusividade do Corolla. Renault Fluence e Fiat Linea também fazem vistas grossas para o sistema. O VW Jetta só oferece o sistema na versão topo de linha (Highline). Os médios com maior oferta da tecnologia são o Ford Focus Fastback e Chevrolet Cruze, seguidos pelo Nissan Sentra, que inclui o equipamento a partir da versão SV, e do Honda Civic, que adota nas versões LXR e EXR.

Os únicos líderes de segmento que oferecem o equipamento, segundo a Fenabrave, são o BMW 320i, que segundo a entidade é enquadrado como sedã grande, e o Honda HR-V, que fechou o ano como líder do segmento de utilitários-esportivos (SUV).

TABELA:
ESP ENTRE OS MAIS VENDIDOS


1º Chevrolet Onix - Não disponível
2º Fiat Palio - Não disponível
3º Hyundai HB20 - Não disponível
4º Fiat Strada - Não disponível
5º Ford Ka - Item de série a partir da SEL
6º VW Gol - Não disponível
7º VW Fox - Opcional no CrossFox
8º Fiat Uno - Não disponível
9º Renault Sandero - Não disponível
10ª Chevrolet Prisma - Não disponível
11º Toyota Corolla - Não disponível
12º Fiat Siena - Não disponível
13º VW Saveiro - Opcional na Cross
14º VW up! - Não disponível
15º Hyundai HB20S - Não disponível
16º Honda HR-V - Item de Série
17º Honda Fit - Não disponível
18º VW Voyage - Não disponível
19º Ford Fiesta - Item de série a partir da versão SE
20º Jeep Renegade - Item de série

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por