Palio Essence Dualogic Plus X e Renault Sandero Easy'r se enfrentam

Marcelo Ramos - Hoje em Dia e Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
31/01/2015 às 08:46.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:51
 (Fiat/Renault/Divulgação)

(Fiat/Renault/Divulgação)

Lançado no segundo semestre do ano passado, a segunda geração do Sandero ganhou linhas mais agradáveis, pacote de conteúdo farto e preços competitivos para poder fazer frente no concorridíssimo segmento de hatches compactos. E para ter certeza de que esse francês tem bala na agulha para bater de frente com os medalhões do mercado, colocamos ele frente a frente com o líder, não só da categoria, mas também de vendas no país, o Palio.   Assim como o Sandero, o Palio está em sua segunda geração. O que foi feito com ele nos anos anteriores foram reestilizações para atenuar o peso da idade. Com uma ampla variedade de versões, o “novo” Palio tem arquitetura interna mais amigável e visual inspirado no irmão maior Punto, o que lhe conferiu ar mais refinado.    Para o nosso comparativo, selecionamos duas versões equivalentes em preços, conteúdo e conjunto mecânico. E a carta na manga desses dois jogadores são suas transmissões automatizadas, que se tornaram o mais novo desejo de consumo para quem não pode pagar por um automático. De um lado, o Palio, com seu conhecido Dualogic, fornecido pela italiana Magneti Marelli, e do outro o Sandero, com seus Easy’R, fabricado pela alemã ZF.   Sem as mãos   As transmissões automatizadas são uma solução barata para trocar as marchas para você, mas junto vem a inevitável chacoalhada na cabeça da “galera”.   Dirigindo com “jeitinho”, a coisa melhora muito, mas eliminar o problema é impossível. A cada mudança, mesmo que você esteja pisando fundo, o sistema terá que desacelerar o motor, mudar a marcha, e voltar a acelerar. Só com a presença de recursos como “conversor de torque” ou “dupla embreagem”, existentes apenas em concorrentes mais caros, seria possível um resultado melhor.QuaL dos hatches levará a melhor?   Palio Essence Dualogic Plus X     Transmissão - 8 Mudanças rápidas, mas menos suaves. Tem a “chatura” de reclamar quando não se imobiliza por completo antes de tirar do “neutro”. Nas manobras, o sistema permite que o veículo siga bem devagar em primeira ou ré, sem precisar acelerar. Você controla o deslocamento só pelo freio. Permite trocas manuais pela alavanca.   Ao volante - 8 Leve e suave, a direção hidráulica de série é muito agradável. Instrumentos de fácil leitura e bem posicionados. O motor com 117 cv responde melhor em altas rotações, e exige esticar as marchas um pouquinho mais. Consumo misto etanol cidade/estrada 8,4 km/l.   Porta malas - 6 Espaço para bagagem não é predicado para nenhum hatch compacto. E no Palio não é diferente. Seu volume é de 290 litros. Com o encosto do banco traseiro rebatido, a capacidade sobe para 750 litros.   Equipamentos - 7 Ambos trazem, entre outros, ar-condicionado, computador de bordo, travas elétricas, chave com tele comando, vidros elétricos dianteiros e volante com regulagem de altura. O Palio traz a mais faróis de neblina, sistema “um toque” e anti-esmagamento para vidros, além de controlador automático de velocidade.   Suspensão e freios - 7 Suspensão firme a boa estabilidade em velocidades mais altas. Ambos têm freios a disco na dianteira e a tambor na traseira.   Espaço interno - 6 Conforto nos assentos dianteiros e reduzido espaço para quem vai atrás. O comprimento do compartimento dos passageiros, entre-eixos, é de apenas 2,42 metros.   Acabamento - 7 Sem problemas na montagem e pintura da carroceria. Interior mais aconchegante e com melhores materiais que o concorrente. Parte de R$ 45.573,00. O Palio oferece vários opcionais, como som Hifi, sensores de chuva, rodas, etc., os quais podem aumentar a conta em cerca de 5 mil reais.   Preço - 7 Parte de R$ 45.573,00. O Palio oferece vários opcionais, como som Hifi, sensores de chuva, rodas, etc., os quais podem aumentar a conta em cerca de 5 mil reais.   Nota final - 56   Renault Sandero Easy'r     Transmissão - 7 Em certas situações, se confunde e custa a passar a próxima marcha, segurando o carro no freio motor. Mudanças lentas que obrigam o motorista a dirigir de forma “super” calma, para acompanhar a “moleza” do sistema. Mas com tempo de sobra e paciência de monge, até que é suave. Também conta com auxílio de manobras e trocas manuais na alavanca.   Ao volante - 7 Direção hidráulica de série e instrumentos bem posicionados e de fácil leitura, apesar da imperdoável ausência de marcador de temperatura do motor. Com 106 cv, o motor é mais fraco que o do concorrente, mas responde melhor em baixas rotações. Consumo misto etanol cidade/estrada 8,1 km/l.   Porta-malas - 7 Se para o Palio e boa partes dos concorrentes o porta-malas é um problema, no Sandero a malas viajam mais folgadas. O volume do bagageiro é de 320 litros, mas com os banco traseiro rebatido salta para 1.196 litros.   Equipamentos - 8 O Sandero tem a mais: alarme, sensores de estacionamento traseiro, rádio e um elogiável sistema multimídia com GPS, viva-voz para o celular, instruções de economia e entradas para qualquer tipo de aparelho externo, inclusive por Bluetooth. Ele também oferece controlador automático de velocidade.   Suspensão e freios - 8 O Sandero é mais macio, sem comprometer a estabilidade no uso familiar e em velocidades de cruzeiro.Dezessete cm a mais de comprimento para os passageiros (quase um palmo) que fazem toda a diferença para os joelhos, e banco traseiro mais largo para a alegria dos ombros.   Espaço interno - 9 Dezessete cm a mais de comprimento para os passageiros (quase um palmo) que fazem toda a diferença para os joelhos, e banco traseiro mais largo para a alegria dos ombros.   Acabamento - 5 Carroceria e pintura tudo “ok”. O interior é “sem graça”, com estilo antigo e pavoroso tecido de forração dos bancos, com fundo azul.    Preço - 8 Com a configuração proposta, mais completo e sem oferta de opcionais importantes, o Sandero custa R$ 44.400,00.   Nota final - 59

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