Picape espaçosa com caçamba pequena, ou carro apertado com um enorme porta-malas?

Sérgio Melo*
10/01/2015 às 10:56.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:37
 (FOTOS Sérgio Mello)

(FOTOS Sérgio Mello)

Se você precisa levar cinco pessoas e alguma carga, e a grana não dá para uma picape grande, ou se você não abre mão de ter isso com a praticidade de um automóvel pequeno, a Saveiro cabine dupla é uma boa opção. Mesmo a versão com cabine estendida, com aquele degrauzinho atrás dos assentos dianteiros que muita gente acha que é banco, não pode levar mais que duas pessoas. Na cabine dupla, há espaço e segurança para cinco passageiros.   Coração   A Saveiro “Highline” ainda não traz o moderno motor baseado nas novas tecnologias desenvolvidas para o Volkswagen “up!”, que já equipa a versão “Rallye”. Apesar de antigo, o 1.6 adotado, com 104 cavalos e bastante força, (15,6 quilos de torque a 2.500 rpm), é agradável e econômico. Responde incrivelmente bem em baixas rotações, aceitando até preguiça de reduzir as marchas sem reclamar. O consumo na estrada foi de 15,8 km/l de gasolina e, de 8,6, em nossos congestionados centros urbanos.   Por dentro   Em se tratando de um veículo de carga, o acabamento surpreende positivamente. Materiais de boa qualidade, com arremates e montagem de fazer inveja a muitos automóveis de passeio na mesma faixa de preço. O forro das portas tem até detalhes almofadados. Há vários porta-objetos e tomadas elétricas, inclusive junto ao assento traseiro.   Mimos   O modelo “Highline” traz de série, entre outros, som com CD e MP3, viva voz para o celular com controles no volante, ar condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, “rack” no teto e, vidros, travas e retrovisores elétricos, esse último com ajuste automático ao engrenar a ré para facilitar as manobras. Para a caçamba, iluminação e protetor em plástico reforçado. Como opcionais, destacam-se capota marítima, sensor de estacionamento traseiro e rodas em alumínio.   Claustrofobia    No assento do motorista e no do carona, bastante conforto, como em qualquer compacto. No banco de trás é que a coisa complica... Como não há porta traseira e os assentos dianteiros não deslizam para frente quando seus encostos são rebatidos, é difícil o acesso de adultos. Não que os joelhos fiquem tão espremidos (desde que os da dianteira tenham consciência e cheguem um pouco para a frente). O problema é que, embora o teto tenha sido elevado em uma engenhosa solução disfarçada pelo “rack”, o assento é muito alto e a cabeça de quem tem maior estatura acaba prensada contra o teto.   Cobertor de pobre     Com o aumento da cabine veio a diminuição da caçamba (“Para cobrir a cabeça, os pés acabaram de fora”...). O espaço para cargas é pequeno. Desista de levar a moto nesse compartimento. O volume disponível na caçamba da cabine dupla é de apenas 580 litros, ao passo que, na versão com cabine estendida, é de 734 litros e, na cabine simples, 924.   Segurança   A lista não é tão grande. A versão “Highline” traz cintos dianteiros e laterais traseiros retráteis de três pontos, (infelizmente, traseiro central subabdominal), acionamento automático do alerta em caso de freada brusca e vidro traseiro com desembaçador. Controle de estabilidade e tração seriam bem vindos. Infelizmente, a Saveiro ainda não foi submetida a “Crash Test” para ser possível afirmar sobre a sua segurança em colisões.   Suspensão e estabilidade   Embora seja um veículo de carga, a suspensão é macia e a estabilidade agrada como em qualquer automóvel de passeio. Destaque para a suspensão traseira com molas helicoidais, ao contrário da concorrente italiana, que usa feixes.   O estepe sumiu   O lugar do sobressalente é sob a caçamba, mas depois de estacionar em vias públicas, ele pode ter sumido de lá. O sistema de fixação não é seguro e os ladrões “deitam e rolam”. O furto é incrivelmente frequente. O pior é que, muitas vezes, você só dá falta dele à noite, sob chuva e no meio de uma estrada deserta...   Transmissão   A transmissão, conforme tradição da marca, é suave, precisa e tem boas relações. Especiais elogios para a leveza da alavanca, que chega a permitir mudanças usando apenas o dedo mindinho.   Preço   A Saveiro Highline cabine dupla sai por salgados R$ 54.380,00, bem próximo da única concorrente no segmento, a Nova Strada CD da Fiat, com uma porta a mais, mas que transporta uma pessoa a menos. Na versão Trekking, custa R$ 53.950,00. Qual é o preço para dar carona aos amigos ou levar a família? A Saveiro Trendline Cabine simples (apesar de menos completa) parte de R$ 40.230. A garantia é de três anos para motor e câmbio e de um ano para o resto.   (*) Especial para o Hoje em Dia

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