Pilotar uma street sai mais barato que o “busão”

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
06/06/2015 às 11:55.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:22
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Você sabe qual transporte fica à sua disposição 24 horas por dia, não tem que andar até o ponto e ficar “mofando” enquanto ele não chega, não te faz viajar em pé e nem espremido, custa menos que andar de ônibus e depois de um tempo você ganha um veículo?... Não? Eu respondo: Uma moto de baixa cilindrada como a Dafra Riva 150.
Tirando o problema de ficar molhado quando chove, o financiamento mais o combustível pode ter um custo diário menor que o ônibus necessário para o mesmo deslocamento. As prestações de R$ 323, ou seja, R$ 11 ao dia, mais R$ 4 da gasolina para rodar até 40 quilômetros, somam R$ 15. Mais barato, portanto, do que os R$ 15,70 de quem pega uma condução de R$ 3,10 e outra de R$ 4,75, na ida e volta de seus compromissos. Claro que não estamos incluindo manutenção e impostos, mas, por outro lado, ao final dos 36 meses você ganha a moto definitivamente, ao passo que no ônibus não ficaria nem com um “obrigado”.
Acostumado com motocicletas com mais de 100 cavalos, posso dizer que andar com a “Riva” não é nenhum sacrifício. Apesar da pouca potência, ela acompanha com sobra o trânsito urbano e ainda arranca nos semáforos muito mais rápido que os carros, fora que “magrinha” não fica “entalada” nos congestionamentos. Com garupa e na estrada a coisa muda e torna-se insegura, nas subidas você atrapalha o fluxo e não tem “reserva” para sair de situações de risco. Com apenas 125 kg, a condução é super “levinha”.
Dafra Riva 150
O QUE É?
Motocicleta urbana de baixa cilindrada, ideal para quem precisa de agilidade e rapidez nos deslocamentos.
ONDE É FEITO?
Componentes importados como o motor chinês “Haojue” comercializado em 72 países, e outros nacionais, com montagem “Dafra” em Manaus.
QUANTO CUSTA?
R$ 6.490
COMO ANDA?
Motor com 12,1 cavalos, torque de 1,11 quilos e velocidade máxima de 110 km/h no plano sem vento contrário. Não vamos falar em aceleração de 0 a 100 km/h de um veículo urbano, no 0 a 60 ela é bem mais rápida que os automóveis populares.
COM QUEM CONCORRE?
Apesar de diferenças consideráveis, suas principais concorrentes são: Honda CG 150 Fan por R$ 8.172 (foto), Suzuki GSR 150i (R$ 6.950) e Yamaha Fazer YS 150 (R$ 8.690).
COMO BEBE?
Incrível consumo urbano de até 30 km/l.
COMPORTAMENTO:
Levíssima não cansa mesmo após horas de utilização. Ciclística perfeita com adequadas reações do guidão à inclinação. A suspensão suave e “longa” garante conforto e estabilidade. Comandos super leves e pilotagem que “dá gosto”. Para falar a verdade, no dia-a-dia da cidade é um contra-senso falar em motos muito maiores. Não tem ABS e quanto ao freio traseiro a tambor, se molhar, “já era”.
ACABAMENTO:
Montagem e acabamento muito bons.
MERCADO:
Quarta em vendas no segmento das 150 “City”, atrás dos concorrentes citadas.
CONCLUSÃO:
Uma máquina para quem quer agilidade e leveza na cidade, com muita economia.
PONTOS POSITIVOS:
PRATICIDADE
ECONOMIA
PESO
PONTOS NEGATIVOS:
POTÊNCIA
SEM ABS
POUCA FORÇA PARA LEVAR GARUPA

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por