Primeira classe em SUV’s: NX200T chega para disputar terreno entre os jipinhos de luxo

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
13/09/2015 às 08:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:44
 (Flávio Tavares / Hoje em Dia)

(Flávio Tavares / Hoje em Dia)

Como a marca ainda é pouco conhecida por aqui, vamos começar pela apresentação. A japonesa Lexus, fundada em 1989, é a divisão de veículos de luxo e alta tecnologia da Toyota, criada para competir pelas lucrativas fatias do mercado mundial de automóveis Premium. Cada vez mais apreciada nos Estados Unidos, já é dona do terceiro lugar em vendas do segmento, “coladinha” nas líderes Mercedes-Benz e BMW. Para se ter uma ideia de como a Lexus se preocupa com tecnologia, ela acaba de apresentar, no mais puro estilo “De volta para o futuro”, um skate que voa de verdade baseado em supercondutores.

O modelo NX 200t Luxury é um moderno SUV compacto, com linhas agressivas e ângulos quase exagerados, que faz lembrar famosas motocicletas superesportivas ou mesmo alguns super-heróis de mesma nacionalidade. Por dentro, muito silêncio, requinte e sofisticação, com conforto para cinco adultos, incluindo sobra de espaço para os joelhos.

Cortesias

Há mimos de todos os tipos, desde luzes de leitura que se acendem pelo simples toque na lente, até um pequeno espelho removível no console, para retoques na maquiagem ou qualquer outra necessidade. Ao se aproximar do veículo as maçanetas se acendem e, ao serem tocadas, as portas são destravadas. O porta-malas comporta 580 l.

O motor tem força de sobra, mas em baixa velocidade o turbo demora a “encher”, tornando as respostas um pouco lentas. Na estrada, é ágil e vigoroso em todas as situações. A tração 4x4 com controle de eletrônico de distribuição de força, permite encarar caminhos difíceis com segurança.

Para o asfalto

A suspensão é muito agradável no asfalto liso, mas pula em pisos irregulares. Certamente não “nasceu” para a nossa realidade, inclusive pela falta de “stop hidráulico” nos amortecedores, que gera estalos em certas situações. Nas curvas, pede uma condução comportada. Além da maior altura do modelo, os pneus 17” com perfil 65 dobram com facilidade, comprometendo a aderência.

Por fim, destacamos: nota máxima em segurança pela IIHS – Insurance Institute for Highway Safety, com um único comentário negativo em função da dificuldade na fixação de cadeirinhas para crianças, comandos de voz de uso complicado, que precisa ser programado pela concessionária para cada celular, e informações do computador de bordo em várias línguas, menos o português.

Em BH

A Osaka (Toyota, av. Carandaí) já representa a Lexus em BH, com todos os modelos em estoque.

LEXUS NX200T

O que é?

SUV compacto Premium com tração 4x4.

Origem?

Importado do Japão.

Quanto Custa?

O NX 200t “Luxury” custa R$ 221.000. Há uma versão mais sofisticada e esportiva, a “F Sport”, com rodas maiores, head up display, GPS, assentos climatizados e suspensão adaptativa, por R$ 241.900.

Com quem concorre?

Apesar de diferenças consideráveis de conteúdo e desempenho, o principal adversário é o Range Rover Evoque que parte de R$ 191.745. Da mesma forma, também estão na briga o BMW X3 (R$ 218.112), Audi Q5 (R$ 231.507) e Mercedes GLA na versão 2.0 (R$ 170.975).

Motor

2.0 turbo a gasolina, 238 cv, torque de 35,7 mkgf, aceleração 0 a 100 em 7,2 segundos e velocidade máxima 200 km/h limitada eletronicamente.

Como bebe?

Consumo com gasolina, 5,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.

Transmissão

Automática com 6 marchas, tração integral 4x4 com gerenciamento eletrônico e borboletas no volante para trocas seqüenciais.

Acabamento:

Excelente acabamento, conforme esperado pára a categoria Premium, com interior moderno, maioria das superfícies almofadadas em couro e, requintados elementos metalizados e envernizados. O completíssimo e futurista painel de instrumentos faz lembrar a cabine de controle de um avião, incluindo o touchpad para controle do sistema multimídia.

Conteúdo:

Fora os itens acima citados: interior em couro, faróis e lanternas full LED, ar-condicionado dual, assentos dianteiros regulagens elétricas, computador de bordo, supervisão pressão pneus, cruize control, sensor de chuva, perfis de condução eco/normal/sport, bluetooth, hill start, GPS, tv digital, partida por botão, volante multi funcional, 10 air bags, apoios de cabeça dianteiros inteligentes, câmera de ré, controles de estabilidade e tração e, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Pontos positivos

Conforto

Espaço Interno 

Segurança

Pontos negativos

Respostas Lentas

Estabilidade

Comandos Complicados

 

SUV japonês obteve as melhores notas em segurança 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por