Renault Fluence aposta na fartura de conteúdo

Sérgio Melo / Especial para Auto Papo
07/02/2015 às 09:56.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:56
 (RENAULT / Divulgação)

(RENAULT / Divulgação)

O Renault fluence 2015 traz nova frente, bom conteúdo e mantém generoso espaço interno. Mas o melhor é que o preço não mudou. Moderna transmissão CVT, alta tecnologia com painel multifuncional “touch” e acabamento interno sofisticado são destaques da versão testada, Privilège. Longe dos lideres do segmento Corolla e Civic, o fabricante aposta na reestilização, bom conteúdo e preço competitivo para tentar um lugar ao sol no mercado. Fabricado na Argentina, o Fluence é realmente “bem servido” desde a versão de entrada, com ar condicionado, chave presencial, sensores de chuva e crepuscular, trio elétrico e muito mais. A Privilège agrega comandos de voz com “Handsfree” e Bluetooth,, câmera de ré, teto solar, faróis Xenon e rodas aro 16.

Estilo

Um veículo imponente com design moderno e detalhes luxuosos que conferem “status” a quem estiver no volante. Mas o perfil curvo e arredondados não apaixona os brasileiros que preferem linhas retas e ângulos bem marcados. O porta-malas tem ótimo tamanho, com 530 litros.

Transmissão

Automática do tipo CVT, traz a melhor tecnologia que existe e proporciona economia de combustível. A mudança das relações é suave, mas muito lenta. O resultado é que o veículo perde agilidade e acaba mais adequado para condução calma e comedida.

Segurança

Seis air bags, todos os cintos de três pontos, faróis com lavador, controle de estabilidade e tração, e sistema “Isofix” para cadeirinhas. O novo modelo ainda não foi testado em “crash test” pela “Latin NCAP”. A versão anterior teve ótimo desempenho com 4 estrelas para adultos e duas para crianças.

Coração

O silencioso e suave motor 2.0 flex 16V com 143 cavalos tem bastante força em baixas rotações, mas é fraco para o veículo. Em condução comportada “tudo bem”, mas nas ultrapassagens ou querendo andar de forma vigorosa falta potência.

Suspensão, estabilidade e freios

A suspensão agrada. Macia, mas sem não comprometer a estabilidade. Nas curvas tem comportamento neutro, com ligeira tendência de escorregar primeiro a dianteira, o que permite controle mais fácil das derrapagens. Os freios são eficientes, com distribuição eletrônica, auxiliar de emergência e ABS suave.

No bolso

A versão testada sai por R$ 84.390,00, a intermediária Dinamique Plus por 76.290 e a mais simples, Dinamique, por 68.290. Seus concorrentes custam a partir de: Corolla R$ 71.500,00, Civic 69.990,00 e Sentra R$ 70.390,00. Com gasolina fez 8,8 km/l na cidade e 11,8 na estrada.

 

Ségio Melo viajou a convite da Ford.
 

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