O segmento de sedãs médios faz parte do imaginário de muitos motoristas. Oferta de espaço, conjunto mecânico qualificado, acabamento mais refinado atraem a atenção de quem busca subir alguns degraus na pirâmide do automóvel e também de quem busca um veículo com boas credenciais, mas sem querer se exibir.
Há um bom tempo, o segmento é dominado pela dupla de japoneses Toyota Corolla e Honda Civic. Nas posições abaixo, a briga é ferrenha, com diversos modelos se engalfinhando pela terceira posição.
Este ano não tem sido diferente, e o Corolla lidera com folga o segmento, com 49 mil unidades vendidas até agosto, enquanto o Civic licenciou outras 25 mil. Na terceira posição, o atual dono da vaga é o Nissan Sentra, com 9.800 unidades comercializadas desde o início deste ano.
No pelotão intermediário, Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Ford Focus Fastback, Renault Fluence e Citroën C4 Lounge fecham o grupo dos oito modelos mais vendidos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que juntos somam quase 33 mil unidades licenciadas desde janeiro deste ano.
Cada um tem uma arma para cativar a predileção do consumidor, seja pelo status, confiabilidade, preço, conforto, desempenho, performance e pacote de conteúdo. Confira o que cada um tem para oferecer na versão topo de linha e escolha a melhor opção para sua garagem.
Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP (R$ 89.490)
Não se deixe levar pelo menor motor do comparativo, essa unidade THP turbo 1.6 de 173 cv é um verdadeiro canhão, associado a uma caixa automática de seis marchas, que lhe garantem uma performance invejável e consumo de carro popular. O médio francês prima também pela construção, conteúdo e nível de conforto elevado, que supera com facilidade os líderes do segmento.
VEREDICTO: Lounge é um automóvel excepcional, com ótimo comportamento dinâmico, suspensão bem acertada, acabamento de ponta e bom pacote de conteúdo. Com certeza um dos modelos mais injustiçados do mercado.
Ford Focus Fastback Titanium Plus 2.0 (R$ 96.900)
Reestilizado há menos de dois meses, o Ford Focus Fastback na versão Titanium S um pacote impecável, com ampla lista de conteúdo, com direito a sistema de entretenimento da Sony, seis airbags, controle de estabilidade (ESP), assistente de estacionamento e motor 2.0 de 178 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift.
VEREDICTO: Entre os concorrentes se destaca pelo comportamento dinâmico graças ao excelente trem de força e o conjunto de suspensão independente. Seu grande senão é porta-malas com apenas 421 L, o menor do comparativo.
Honda Civic EXR 2.0 (R$ 89.400)
O Honda Civic caiu no gosto do brasileiro por associar a confiabilidade da marca japonesa ao design esportivo de sua carroceria e ao painel futurista. A versão topo de linha utiliza motor 2.0 de 150 cv, que não é capaz de brigar com o Ford, mas oferece comportamento superior aos seus concorrentes e conta borboletas no volante para troca de marcha.
VEREDICTO: O Civic está prestes a ganhar nova geração, mas ainda agrada tanto no estilo como em produto. A inclusão do sistema de espelhamento da tela do smartphone, via conexão HDMI, facilita o uso de aplicativos como
Waze e comunicações.
Toyota Corolla Altis 2.0 (R$ 101.590)
O líder do segmento bebe na fonte do sucesso. Mas a escolha não é em vão, o Corolla é um automóvel extremamente qualificado, com conjunto mecânico robusto e excelência em construção. Seu motor 2.0 de 151 cv, combinado com a caixa do tipo CVT não lhe garante performance esportiva, mas também não deixa a desejar.
VEREDICTO: Bom de dirigir, silencioso e confortável, o Corolla Altis tem pacote de conteúdo farto, assim como seus concorrentes, mas peca por ser o único do comparativo a não oferecer controle de estabilidade (ESP), nem como
item opcional.
Nissan Sentra Unique 2.0 (R$ 89.490)
Esse japonês foi projetado para atender ao gosto do consumidor norte-americano. Feito no México, o Sentra oferece comportamento equilibrado, com bom acerto de suspensão e motorização satisfatória. O motor 2.0 de 140 cv, combinado com a transmissão do tipo CVT não oferece esportividade, mas compensa no conforto e suavidade.
VEREDICTO: O Sentra é um sedã sob medida para quem busca conforto e espaço para todos os ocupantes. A qualidade do acabamento e o sistema de áudio surpreendem. Seu senão fica por conta do desempenho mais fraco do octeto.
Volkswagen Jetta Highline TSI 2.0 (R$ 96.900)
O Jetta na sua configuração topo de linha é um automóvel imbatível. Seu motor turbo TSI 2.0 de 211 cv, combinado com a transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas DSG e suspensão independente nas quatro rodas, dão ao VW um comportamento invejável. Seu pacote de conteúdo farto também não deixa a desejar. No entanto, completíssimo seu preço sobe para R$ 111.390.
VEREDICTO: Se o consumidor for investir num Jetta, que seja o TSI. A unidade turbo oferece ótima performance e baixo consumo. Além do acabamento primoroso, destaque para os sistemas de conectividade com smartphones.