Salão de Buenos Aires tem novidade, mas repete o que foi mostrado em São Paulo

Marcelo Ramos - Hoje em Dia*
20/06/2015 às 08:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:33
 ( Marcelo Ramos / Enviado Especial)

( Marcelo Ramos / Enviado Especial)

BUENOS AIRES – Longe de ser a principal mostra automotiva do planeta, quiçá da América Latina, o Salão do Automóvel de Buenos Aires é um lampejo de esperança para a combalida indústria automotiva argentina, que, assim como os demais setores, agoniza a interminável recessão econômica do país. Muito do que a mostra portenha tem para exibir no pavilhão de exposições La Rural já foi exposto em São Paulo, como a picape conceito Fiat FCC4 e o jipinho Nissan Kicks, que chega por aqui no ano que vem.

Por outro lado, a Renault escolheu a cidade de Carlos Gardel para apresentar a versão definitiva do Picape Oroch, derivada do Duster, assim como o Sandero R.S., que basicamente são os principais produtos que interessam ao público brasileiro, ao lado das reestilizações da dupla 308 e 408 da Peugeot. Um dos estandes mais legais da feira foi o dedicado a Juan Manuel Fangio, pentacampeão de Fórmula 1. No espaço havia modelos como um Mercedes-Benz 300SL Roadster, assim como uma Maserati de competição, além de vídeos e até mesmo uma taça conquistada pelo piloto.

Sem a presença de marcas como Porsche, Citroën, BMW, Mini, Aston Martin, Jaguar e Land Rover, sobrou espaço até para caminhões e motocicletas. A Scania exibiu dois gigantescos cavalos mecânicos, assim como Ducati aproveitou uma beirada do estande da Audi para expor a Monster, assim como a Honda deixou uma brecha para algumas motocicletas para competição fora-de-estrada. A marca japonesa dedicou praticamente todo seu espaço para o lançamento do HRV, numa tentativa de repetir o sucesso que tem feito no Brasil. Para o Brasil, a novidade ficará por conta do CRV com tração integral, que chega no final nas próximas semanas.

A Fiat confirmou na mostra o lançamento da sua picape para outubro. A montadora também levou para a mostra a peruinha 500L, que deverá chegar ao mercado portenho até o ano que vem. Para o Brasil suas chances de desembarque são remotas.

O mesmo acontece com o Ford Mustang, que também será importado para aquele mercado e que demorará para chegar aqui devido a tramites burocráticos de homologação.

Q7

AUDI – A marca das quatro argolas foi para Buenos Aires tendo como principal novidade a nova geração do utilitário-esportivo Q7. O modelo também tem lançamento confirmado para o mercado brasileiro, ainda neste ano. Outro destaque do estande da marca alemã foi o TT roadster, que deverá chegar por aqui em breve. O esportivo é equipado com motor turbo TFSI 2.0 de 230 cv e transmissão automática de sete marchas com dupla embreagem.

 

500X

FIAT – A Fiat levou para Buenos Aires, além do 500L (que tem lançamento garantido no mercado argentino), o invocado 500X. O crossover italiano dificilmente será vendido por aqui onde chegaria com preço proibitivo. A marca aproveitou para levar o “conceito” (já mostrado em SP) de sua picape que será lançada no Brasil em outubro. Além dos motores 1.8 e 2.0(diesel) do Renegade ela terá também o 2.4, do Freemont.

 

Focus

FORD – O Focus reestilizado foi a grande estrela da marca na mostra portenha, já que é feito na Planta de Pacheco. Seu lançamento no Brasil acontece nos próximos dias. No entanto, seu brilho foi ofuscado pela F150, que ganhou carroceria em alumínio e por três exemplares do Mustang, com opções de carroceria aberta e fechada, que literalmente monopolizaram as atenções de quem passou pelo estande da marca do azul oval.

 

X60 e X500

LIFAN – A marca chinesa posicionou seu estande bem próximo da entrada do pavilhão de exposições de La Rural para lançar o jipinho X60, vendido por aqui há uns dois anos. No entanto, a principal novidade de marca em que interessa ao mercado brasileiro é o crossover X500. Trata-se de um compacto com ar aventureiro que chegará ao mercado para disputar terreno com modelos como Volkswagen CrossFox e Toyota Etios Cross.

 

SMART

MERCEDES-BENZ – O belíssimo Mercedes-AMG GT Sport foi a grande estrela na constelação da marca alemã, assim como o simpático Smart ForFour, que chegará ao mercado portenho para brigar com Audi A1 e Mini Cooper. Mas, para o nosso mercado, a apresentação que mais interessa é o da van Vito, que ocupará um degrau abaixo da Sprinter, com foco no transporte executivo e também transporte de carga.

 

Oroch

RENAULT – A Renault foi a principal marca do Salão de Buenos Aires. Além de anunciar o retorno do Fluence GT, com motor de 190 cv, a marca apresentou dois modelos inéditos, a versão definitiva da picape Oroch e o Sandero R.S. A primeira chega no Brasil até o final do ano, com mesma plataforma do Duster. Já a versão esportiva do Sandero ainda terá data de lançamento confirmada, mas já está pronta e pode chegar mais cedo.

 

308 e 408

PEUGEOT – Mesmo com a desistência da sócia Citroën, a marca do Leão aproveitou o encontro portenho para lançar as versões reestilizadas do hatch 308 e do sedã 408, ambos fabricados na unidade argentina de Cordoba. Em termos mecânicos, os dois modelos não sofreram mudanças e continuam sendo oferecidos com opções de motores 1.6, 2.0 e turbo THP 1.6. A dupla desembarca no Brasil ainda este ano.

 

Frontier

NISSAN – A principal novidade da Nissan para o mercado argentino foi o lançamento da nova geração da Frontier. A picape que a princípio será importada para os hermanos, será fabricado por la em 2017. Está previsto seu lançamento brevemente no Brasil, pois foi modelo de muito sucesso no nosso mercado. Poderá ser produzida localmente ou importada da Argentina dentro do plano de intercambio comercial entre os dois países.

 

Polo Sedan

VOLKSWAGEN – A Volks-wagen trouxe 11 “novidades” para o Salão de Buenos Aires, que vão desde versões do Gol e up!, assim como o Golf Variant e o novo Passat. Mas o modelo que chamou a atenção da imprensa no estande da marca foi o Polo Sedan. O três volumes, que a princípio não vem para o Brasil, se posicionará entre o Voyage o Jetta e é equipado com nosso conhecido motor 1.6 de 104 cv.

 

* Enviado Especial

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por