Sandero R.S. lançado para brigar com escorpião italiano

Sérgio Melo*
10/10/2015 às 08:37.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:00
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Não é mais um carrinho “vestido” de esportivo com a mesma mecânica das versões básicas, a perpetuar a nefasta filosofia tão comum em nosso país do “Quem vê cara não vê coração”. O Renault Sandero R.S. foi desenvolvido para um desempenho diferenciado, que realmente é capaz de agradar quem procura emoção e prazer em um carro mais “nervoso”.

Mas não comece a sonhar com o comportamento de um superesportivo, cujos motores costumam oferece bem mais que 300 cv. Embora o R.S., com 150 cv, esteja muito acima dos populares, mesmo veículos familiares podem ser mais potentes, como, por exemplo, o Focus 2.0 que tem 175 cv. Em relação ao único concorrente direto Fiat 500 Abarth com 167 cv, as principais vantagens são o preço quase 50% menor e interior incomparavelmente mais espaçoso, que o do italianinho.

 

 

Mas as mudanças não ficaram restritas ao motor. Além do visual mais agressivo, vários sistemas mecânicos permitem maior desempenho. A suspensão é firme e “manda muito bem” nas curvas, mantendo o veículo colado ao chão, copiando o piso quase como um kart. Aliás, firme é apelido! Em pisos irregulares pula como um cabrito, os mais exigentes poderão reclamar.

O QUE É?
Hatch compacto esportivo.

ORIGEM?
Brasil, São José dos Pinhais-PR.

QUANTO CUSTA?
Em versão única, R$ 58.880.

COMO BEBE?
Muito bom em vista do desempenho, 7 km/l com gasolina na cidade e 13 km/l na estrada.

TRANSMISSÃO
Manual de 6 marchas. Dirigindo calmamente tudo bem, mas em condução esportiva quando as mudanças têm que ser muito rápidas e em altas rotações os engates tornam-se imprecisos, chegando a “arranhar” em situações extremas.

DESEMPENHO
O motor ronca forte e empurra o carro com facilidade. A máxima de 202 km/h e a aceleração de 0 a 100 em 8 segundos garantem muita adrenalina e diversão. Ligeiramente sobreesteçante, (escorrega um pouquinho mais a frente que a traseira), permite fácil controle nas curvas, mesmo no limite. Elogios para o ajuste eletrônico dos perfis de utilização. Na posição “Standard” o acelerador é “manso” e os controles de estabilidade e tração seguram o carro para você, na “Sport” a tração fica por sua conta e o acelerador perde a “calma” e, na “Sport+”, acelerador “nervoso” e o carro é todo seu...

SEGURANÇA
O nosso Sandero atualmente em produção ainda não foi submetido a crash test. O irmão romeno “Dacia Sandero”, baseado no mesmo projeto, recebeu 4 das cinco estrelas em segurança, junto à EuroNCAP - European New Car Assessment Programme. Mas há que registrar que o modelo deles tem a mais que o nosso proteção por air bags laterais para corpo e cabeça, o que favorece a uma nota maior.

PONTOS POSITIVOS:
]DESEMPENHO
ESTABILIDADE
PREÇO

PONTOS NEGATIVOS:
SUSPENSÃO DURA
CÂMBIO
SEGURANÇA

* Especial para Auto Papo

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