Sedã vai disputar um lugar na faixa dos R$ 100 mil

Sérgio Melo - Especial para o Auto-Papo
14/11/2015 às 10:17.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:28
 (Sérgio Melo/Divulgação)

(Sérgio Melo/Divulgação)

Quanto ao visual, pouca coisa mudou. Por fora, o jeitão continua o mesmo. Dentro, permanece o bom acabamento do modelo que vinha da Hungria. No conteúdo, novidades. Vários opcionais que não eram disponíveis nos importados poderão estar no “brasuca”, como controlador de velocidade adaptativo, assistente de estacionamento, sistema de som “Hi-Fi” e comandos de voz em português.

E vem mais por aí! Em breve, a fabrica de Pinhais-PR também deverá produzir o Golf e o SUV Q3.
Quanto ao visual, pouca coisa mudou. Por fora, o jeitão continua o mesmo. Dentro, permanece o bom acabamento do modelo que vinha da Hungria. No conteúdo, novidades. Vários opcionais que não eram disponíveis nos importados poderão estar no “brasuca”, como controlador de velocidade adaptativo, assistente de estacionamento, sistema de som “Hi-Fi” e comandos de voz em português.

E vem mais por aí! Em breve, a fabrica de Pinhais-PR também deverá produzir o Golf e o SUV Q3.

O último padrão de acabemento, característico da marca, estará presente. (Foto: Sérgio Melo/Divulgação)

MARCHA RÉ TECNOLÓGICA

Mas nem tudo evoluiu, duas “amputações” mutilaram o recém chegado. A esperta transmissão automática com dupla embreagem e sete marchas cedeu lugar a uma convencional com seis, assim como a suspensão traseira não é mais do tipo “multi link”, que garantia independência e perfeito posicionamento dinâmico das rodas, passando a semi-independente com o “maledetto” eixo de torção. O fabricante insiste que para nossas vias a mais simples e barata é melhor, mas não engula essa conversa. Indiscutivelmente, conforme se vê na maioria dos modelos Premium a “multi link” é mais confortável, silenciosa, estável, etc., etc., etc.

O motor do A3 brasileiro é mais forte: 150 cv. (Foto: Sérgio Melo/Divulgação)

FICHA TÉCNICA

O QUE É?
Sedã médio com 04 portas, para cinco ocupantes.
ORIGEM?
São José dos Pinhais-PR, Brasil
CONCORRENTES
Apesar de marcantes diferenças no desempenho e consumo, os mais próximos são o BMW 116i que custa a partir de R$ 112.000, e Mercedes CLA 200 por R$ 134.966.
COMO BEBE?
Abastecido com etanol, fez 6,1 km/l na cidade e 11,6 na estrada.
TRANSMISSÃO
Automática com 6 marchas, suave e rápida, com comandos manuais por borboletas no volante e tração dianteira. O sistema é bastante “inteligente”, reduzindo nas desacelerações e antecipando as mudanças para aproveitar o vigoroso torque em baixas rotações.
DESEMPENHO
Embora os números oficiais ainda não tenham sido divulgados, as melhores fontes dão conta da potência de 150 cv e torque de 25,4 kgf.m. Quanto ao desempenho vou largar os comedidos protocolos do meio jornalístico e, no popular, dizer que o motor é espetacular, com impressionante desempenho “redondo”, ágil e vigoroso em todas as rotações. Registro ainda minha alegria em testemunhar a evolução automotiva, ao ver esse pequeno motor 1.4 respondendo forte a partir das 1.500 rpm, enquanto me lembro de motores 2.5 que lá pelo início dos anos 70 tinham a metade da potência e 30% a menos de força.
SEGURANÇA
Embora o modelo brasileiro ainda não tenha sido submetido à crash test, o modelo 2015 bastante semelhante recebeu nota máxima em segurança junto à exigente agência americana IIHS- Insurance Institute for Highway Safety. A unidade testada contava com air bags complementares laterais dianteiros e para as cabeças, controle de estabilidade, frenagem autônoma em situações de emergência e controlador de velocidade que mantém a distancia do carro da frente, entre muitos outros.
PONTOS POSITIVOS:
Desempenho / Estilo / Segurança
PONTOS NEGATIVOS:
Suspensão traseira semi-independente

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