Mesmo assim, a maioria desses automóveis já permitem incluir, itens como sistemas de entretenimento com navegação GPS, conexão Bluetooth para telefone celular, tela sensível ao toque, e até mesmo a capacidade de fornecer informações de trânsito em tempo real. Alguns podem ser combinados com transmissões automáticas ou automatizadas, assim como opção de revestimento dos bancos em couro, para valorizar a viatura.
Chevrolet Cobalt (R$ 51.390 a R$ 61.150)
Lançado em 2011, o sucessor do Astra Sedan é imenso, com ótimo espaço interno e é o único com opção de transmissão automática, mas peca pelo desenho controverso e pela falta de força na versão com motor 1.4. Atenção: o modelo ganhará uma plástica nos próximos meses.
Motores: 1.4 8v (104 cv) e 1.8 8v (108 cv)
Câmbio: manual 5 marchas ou automático 6 velocidades
Consumo urbano (etanol)*: Não aferido
Porta-malas: 563 litros
Fiat Grand Siena (R$ 45.730 a R$ 50.360)
Lançado em 2012, o sedã caiu no gosto do público devido à boa fama do Siena, preço competitivo e caixa automatizada. Com bom espaço interno e vasta lista de opcionais, é o único com opção com motor movido a GNV de fábrica. No entanto, ele peca pela falta de fôlego na versão 1.4.
Motores: 1.4 8v (88 cv) e 1.6 16v (115 cv)
Câmbio: manual 5 marchas e automatizado Dualogic
Consumo urbano (etanol)*: (Apenas 1.4) 7,7 km/l
Porta-malas: 520 litros
Ford Ka + (R$ 42.390 a R$ 51.190)
O novato da turma chegou no ano passado, com bom conteúdo, motorização moderna e variedade de versões de acabamento. Por outro lado, o caçula da Ford é o menor em comprimento e distância entre-eixos do comparativo. Pesa contra o Ka + a falta de transmissão automática.
Motores: 1.0 12v (85 cv) e 1.5 16v (110 cv)
Câmbio: Manual de 5 marchas
Consumo urbano (etanol)*: (1.0) 8,9 km/l, (1.5) 7,9 km/l
Porta-malas: 445 litros
Nissan Versa (R$ 41.990 a R$ 54.990)
Recém reestilizado, o Versa não conquista pelo design. Mas por outro lado, é gigantesco e com um espaço interno que faz inveja em sedãs maiores. Outro ponto positivo desse japonês seu baixo consumo em ambas as versões de motores e preço de entrada bastante agressivo.
Motores: 1.0 12v (75 cv) e 1.6 16v (111 cv)
Câmbio: Manual de 5 marchas
Consumo urbano (etanol)*: (1.0) 10,4 km/l, (1.6) 10,2 km/l
Porta-malas: 460 litros
Renault Logan (R$ 41.050 a R$ 54.030)
O pioneiro entre os populares espichados, o sedã franco-romeno ganhou design bonito, tem bom espaço interno, conjunto mecânico robusto e o menor preço de entrada. Como o Grand Siena, conta com caixa automatizada EasyR. Por outro lado seu acabamento é abaixo da crítica.
Motores: 1.0 16v (80 cv) e 1.6 8v (106 cv)
Câmbio: Manual 5 marchas e automatizado 5 marchas
Consumo urbano (etanol)*: (1.0) 8,1 km/l, (1.6) 7,3 km/l
Porta-malas: 510 litros
Toyota Etios Sedan (R$ 45.190 a R$ 54.990)
Assim como o Ka, o Etios figura entre os menores da seleção e também é feioso como Versa e Cobalt. Por outro lado, o “Toyotinha” oferece conjunto mecânico robusto, consumo baixo e um porta-malar enorme, sem contar a confiabilidade do mercado com a marca japonesa.
Motores: 1.5 16v (96 cv)
Câmbio: manual 5 marchas
Consumo urbano (etanol)*: 8,5 km/l
Porta-malas: 562 litros