Sem Expressão internacional, Salão de Tóquio tem foco no mercado local

Boris Feldman / Hoje em Dia
31/10/2015 às 08:10.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:17
 (Toshifumi Kitamura/AFP)

(Toshifumi Kitamura/AFP)

Da mesma maneira que Suzuka já foi o palco de encerramento da Fórmula 1, Tóquio encerra a temporada de lançamentos da indústria de automóveis. Com mais de 12 mil jornalistas, sendo que 4 mil estrangeiros e uma expectativa 900 mil visitantes, o Salão de Tóquio abriu suas portas numa mostra dedicada ao público local.

Com poucas novidades de expressão global, a mostra japonesa dividiu as atenções com os tradicionais estudos futuristas, com versões de modelos europeus como o Mini Cooper Cabriolet, assim como o Porsche 911 4S, com novo motor biturbo, dentre outras “sobras” que ficaram de fora das mostras de Genebra e Frankfurt.

Claro que não faltaram modelos híbridos, elétricos e adeptos ao “Fuel Cell”, como o Honda Clarity e Toyota Mirai, a nova geração do Prius, e o inédito Yamaha Sports Ride Concept. Quem espera representantes da indústria norte-americana, não verá praticamente nada, já que o ianques estão guardando suas novidades para o Salão de Detroit, em janeiro.


No Brasil
Apesar de os carrinhos futuristas com design exótico serem ficção científica para o mercado brasileiro, a mostra reservou surpresas interessantes para o país como é o caso do novíssimo motor turbo VTEC 1.5 de 174 cv da Honda, que está confirmado para o país. Segundo o fabricante, a unidade fará sua estreia na próxima geração do Civic (recém revelada nos Estados Unidos), em 2016.

A marca também aproveitou a oportunidade para mostrar a unidade três cilindros 1.0, também anabolizada com turcompressor, além do esperado propulsor 2.0 de 310 cv que será o coração da nova geração do Civic Type-R. Mas a cereja do bolo foi a volta rápida no novíssimo e espetacular NSX, que retorna após uma década.


Honda Clarity

Uma das principais novidades do fabricante japonês, o sedã chega para concorrer com o Toyota Mirai, entre os automóveis que utilizam célula a combustível, para gerar eletricidade, a parti dar da reação química com o hidrogênio. O sedã é equipado com motor elétrico de 177 cv e autonomia de até 700 quilômetros.

Iexus LF-FC Concept

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, destacou em seu estande o sedã com estilo de cupê quatro portas para concorrer contra BMW Série 6 Gran Coupé, Mercedes-Benz CLS e Audi A7. Ainda conceitual, o LF-FC, será alimentado por célula a combustível abusará de elementos como madeira, fibra de carbono e couro.

MAZDA RX-Vision Concept

Finalmente a Mazda revelou um estudo que irá suceder o clássico RX-7, cupê que ficou famoso durante as décadas de 1980 e 1990, equipado com motor rotativo do tipo Wankel. Assim como o finado RX-7, o conceito tem dimensões compactas e manterá o conceito de motorização que eternizou seu antepassado.

Mercedes Vision Tokyo

A Mercedes-Benz tem gostado da ideia de batizar conceitos com nomes dos eventos. O Vision Tokyo é uma minivan “brilhante” com desenho minimalista, luzes de freio emoldurando o pára-brisas traseiro, na enorme grade, nas rodas e até frisos laterais. Por dentro console central com instrumentos holográficos.

Mitsubishi EX

A marca do diamante antecipa as linhas da próxima geração do ASX com o conceito EX, que apresenta linhas agressivas e estilo com leve inspiração no Land Rover Evoque. Segundo a marca, a versão definitiva terá tração integral e motorização elétrica, além de sistema de condução autônoma.

Nissan Vision Gt

A próxima geração do furioso GT-R terá suas linhas extraídas do 2020 Concept Vision Gran Turismo. O conceito foi desenhado para a série de games de corrida “Gran Turismo” para família PlayStation. A marca não divulga qual será motorização do superesportivo e nem quando entrará em fabricação.

Subaru Impreza Concept

Ao mesmo tempo em que apresentou a versão S207 para o WRX STI, a Subaru levou para Tóquio a versão hatch do Impreza, que ainda figura como versão conceitual. O estudo antecipa as linhas não apenas da versão dois volumes, mas também de como será a próxima geração do médio, que deverá chegar em 2018

Toyota Prius

Uma das grandes atrações da mostra, foi a nova geração do Prius. A quarta geração do modelo que popularizou os híbridos mundo afora chega com melhorias no conjunto propulsor, tanto na unidade a gasolina 1.8 como no módulo elétrico, que juntos somam 170 cv. O novo Prius desembarcará no Brasil em 2016.

Yamaha Sports Ride

A maior surpresa do Salão de Tóquio certamente foi o Sports Ride Concept da Yamaha. O esportivo é o segundo estudo da marca no campo dos automóveis. Com apenas 3,9 metros de comprimento (o mesmo tamanho de um VW Gol) e cupê pesa apenas 750 kg, mas os dados técnicos não foram revelados.
 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por