Sentra: tem cara de tiozão e isso é muito bom

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
05/09/2015 às 08:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:39
 (Sérgio Melo / Divulgação)

(Sérgio Melo / Divulgação)

Na penúltima geração, com estética duvidosa e campanha publicitária “não tem cara de tiozão”, o fabricante buscou um perfil mais jovem para o Nissan Sentra, que além de não agradar aos mais novos, acabou afastando os tradicionais admiradores. Para corrigir a “trajetória”, em 2013 foi lançada a geração atual, (sétima), muito mais bonita e que resgata o “romance” com o mercado de felizes e endinheirados “tiozões”, que buscam requinte, conforto, acabamento, custo/beneficio e, já não tão impacientes, apreciam o comedido desempenho.

O modelo 2016, que acaba de chegar às concessionárias, manteve a mesma estética e ganhou novidades tecnológicas, (dependendo da versão), como controles eletrônicos de estabilidade e tração e, sistema multimídia que acessa redes sociais e pesquisas no Google através do seu smartphone. Em vendas ele vem “mandando bem”, firme no terceiro lugar entre os médios, atrás dos imbatíveis Corolla e Civic.

Na segurança, em crash test realizado pela IIHS - Insurance Institute for Highway Safety com um modelo 2015 na versão mais completa, recebeu nota máxima em todos os quesitos, restando uma única reclamação quanto à dificuldade na fixação de cadeirinhas para crianças. Por outro lado, ele deixa a desejar quanto à indisponibilidade de trocas de marchas sequenciais, assento do motorista que não apóia bem as pernas dos mais altos e falta de auxiliar de parida em rampas.


Nissan Sentra 2.0 Unique


O que é?
Sedã médio com 04 portas.

Origem?
Importado do México.

Quanto Custa?
Na configuração mais simples, com câmbio manual, parte de R$ 69.190,00. A versão “Unique” testada, com transmissão automática, chega aos 87.490.

Com quem concorre?
Os principais concorrentes custam a partir de: Toyota Corolla (R$ 69.690), Honda Civic (R$ 71.900) e Chevrolet Cruze (R$ 72.190).

Motor
Embora a boa potência de 140 cv e torque de 20 mkgf, a “preguiçosa” conversação entre o motor e a transmissão resulta em respostas lentas e sensação de que o veículo é muito pesado.

Como Bebe?
Consumo com etanol, 5,9 km/l, na cidade, e 10,9 km/l, na estrada.

Transmissão
Manual com seis velocidades, ou CVT deliciosamente suave, lenta nas reduções e sem simulação para mudanças manuais.

Acabamento
Acabamento interno muito bom, com grandes áreas recobertas por material acolchoado e agradável ao toque. Além de design interessante, a versão mais completa conta com luxuosos detalhes envernizados, metalizados e cromados, além de soleiras iluminadas para facilitar o acesso.

Conteúdo:
A versão “S” tem câmbio manual, direção elétrica, chave presencial, computador de bordo, partida por botão, controles no volante, bluetooth, faróis de neblina e rodas em liga. A “SV” acrescenta, câmbio automático, couro, ar condicionado digital bi-zone, piloto automático e controle de tração/estabilidade. A “SL”, airbags laterais e de cortina, sensor crepuscular, teto solar, multimídia com tela 5.8”, rodas maiores, câmera de ré e navegação. A “Unique” interior claro, alarme e vidros com antiesmagamento.

Pontos Positivos: 
Estilo 
Espaço Interno 
Segurança


Pontos Negativos:
Desempenho 
Transmissão 
Assento do Motorista


Terceiro modelo mais vendido, o Sentra só fica atrás dos imbatíveis Civic e Corolla 

 

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