Sistemas inteligentes, motorizações híbridas e elétricas tomam conta do salão

Boris Feldman e Marcelo Ramos
07/03/2015 às 14:56.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:15

GENEBRA (Suíça) – O Salão do Automóvel de Genebra é o segundo grande evento da indústria automotiva do calendário e o primeiro do ano com grande foco na indústria europeia, já que Detroit (em janeiro) é terreiro dos fabricantes norte-americanos. Genebra é mais compacto e, ao contrário de Frankfurt e Paris, é “neutro” nos espaços. Nesta edição (de 5 a 15 de março), chamam a atenção os contrastes nos estandes: tem superesportivo com mais de 1.000 cavalos ao lado de compacto com motor 1.0 de três cilindros. Mas o denominador comum na Suíça foi a presença quase obrigatória de híbridos e elétricos. Até em marcas esportivas ou sofisticadas.
Teve até o primeiro automóvel do tipo “fuel-cell” (célula a combustível) produzido em série no mundo, o Mirai, da Toyota. Sedã equipado com um tanque de hidrogênio que permite rodar 480 quilômetros e o reabastecimento em apenas 3 minutos. Pelo escapamento? Ele pulveriza água potável!
Genebra não exibe apenas consciência ambiental, mas também belíssimos trabalhos de design e engenharia. Um dos mais bonitos da exposição foi o novo Passat CC, exibido ainda como conceito e chamado de Sport Coupé Concept. Alias, o Passat foi escolhido o Carro do Ano por um júri de 58 jornalistas europeus. E várias empresas (como a Magna, Quant ou a Torq) exibindo automóveis montados exclusivamente para vender tecnologia Os SUVs também estão lá impondo seu domínio na preferência global. Porém, o tema mais constante nos estandes é a conectividade e interatividade. Todas as marcas investindo em sistemas cada vez mais sofisticados de “infotainement”: o automóvel está rigorosamente a um passo de se tornar autônomo.
Salão de Genebra abre espaço para todos os nichos de mercado e tendências   O calendário dos salões automotivos está cada vez mais apertado. Se, há uns 20 anos, Detroit, Genebra Paris-Frankfurt dominavam a cena, hoje o que não faltam são salões pelo mundo, como Pequim, Xangai, Los Angeles, Nova York e São Paulo. Para os fabricantes, a variedade de mostras é ótima para aquecer o mercado e testar tendências mas, ao mesmo tempo, exige um grande número de novidades, que acabam sendo pulverizadas em várias mostras. Mas parece que Genebra tem uma atenção especial. A mostra suíça é sempre repleta de lançamentos globais, conceitos, estudos que irão nortear o mercado num futuro próximo.
Neste ano, as marcas levaram para seus estandes modelos equipado com motores compactos, potentes e eficientes, além de novidades em propulsão híbrida e elétrica, como o Audi Q7 E-Tron, que combina motor turbodiesel com uma unidade elétrica, que é recarregada em fonte externa e que promete um consumo na ordem de 58 km/l.
Mas não faltou espaço para superesportivos. Uma das grandes atrações da mostra foi o Koenigsegg Regera, que associa um motor V8 biturbo com três módulos elétricos, sendo que um deles fica junto ao virabrequim no lugar da transmissão. O resultado é uma máquina de 1.520 cv e absurdos 200 mkgf de torque, capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos (leia mais na página 6).
E para completar a grande caixa de chocolates suíços, ainda há um monte de conceitos que irão definir as tendências de identidade visual e estilo dos próximos anos. Confira os principais destaques da mostra.
Confira imagens dos destaques do salão

Aston Martin
A Aston Martin é uma daquelas marcas ortodoxas que não costumam fugir de seus princípios de cupês e raros sedãs. Mas como o mundo pertencerá aos utilitários-esportivos, o fabricante britânico leva para Genebra o DBX, uma espécie de cupê com pegada fora de estrada. O conceito está longe da produção, mas a tendência não é descartada pela marca. Será que James Bond concorda?
Audi
O principal lançamento da marca das quatro argolas é a segunda geração do superesportivo R8. Apesar de suas formas bastante fidedignas ao antecessor, o cupê evoluiu, ficou mais leve e potente. A Audi aposentou o motor V8. Agora, o R8 será equipado apenas com a unidade V10 5.2 litros de 610 cv e 57,1 mkgf, fornecida pela Lamborghini. Italiana, mas que pertence ao mesmo grupo VW.   Bentley
O EXP 10 Speed é o conceito de linhas (quase) exóticas que lança na marca um irmão menor que o Continental GT. Com apenas dois lugares, será o modelo de entrada da teuto-inglesa (faz parte do grupo VW) para brigar com Mercedes AMG GT ou Aston Martin. Além do refinamento, sua marca registrada, terá sob o capô o imenso W12. Ou seja, “chiquitito pero cumplidor”...
BMW
Nada de “M” na feira suíça. Neste ano, a Casa de Motores da Bavaria teve como destaque o familiar Série 2 Grand Tourer, nada mais que a versão de sete lugares do monovolume Active Tourer. A minivan segue os mesmos passos da irmã, com tração dianteira e opção de motor turbodiesel. Com as duas fileiras rebatidas, o volume de carga chega a quase 2 mil litros.
Ford
Lembra do nosso Ka Sport 1.6 com faixa de Mustang Boss? Pois é, dessa vez a Ford deixou de lado a perfumaria e colocou dentro do Focus a unidade Ecobooster 2.3 de 310 cv do Mustang básico. O resultado é a nova geração do Focus RS, muito mais nervosa, com tração integral e credenciais para encarar medalhões como Audi RS3 e Mercedes-Benz A45 AMG e o “Hondinha” aí do lado.
Honda
Se, por aqui, o Civic Si é o esportivo da marca nipônica, no salão suíço o samurai assina como TypeR. A chancela de alto desempenho do hatch japonês está de volta e com tudo. Equipado com motor turbo 2.0 de 310 cv e 40,8 mkfg de torque, ele é um míssil, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atingir máxima de 270 km/h, capaz de humilhar muito hot hatch alemão por aí!
Infiniti
A Aliança Renault-Nissan descobriu que, para crescer no mercado global, é preciso ampliar sua gama de utilitários-esportivos (SUV). Em Genebra, a flor da cerejeira japonesa é o Infiniti QX30, um SUV compacto de luxo que não quer saber de HR-V ou ix35. Seu foco são modelos de prestígio como X1, Q3, Evoque e GLA. Apesar de ser ainda um conceito, o modelo já está praticamente finalizado. Ele será o quinto modelo da marca de prestígio do grupo.
Lamborghini
De Sant’Agatha Bolognese a Genebra são pouco mais de 500 quilômetros. “Um pulo” para o Lamborghini Aventador LP-750-4 SV, destaque da marca italiana. A versão ainda mais bruta desse touro teve a potência do motor V12 6.5 litros elevada de 700 para 750 cv (70,4 mkgf de torque) e o peso reduzido para 1.525 quilos. A soma dos dois fatores resultou numa aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e máxima de 350 km/h. É ou não é um pulo?
Mercedes
A estrela de três pontas posicionou no centro de sua constelação o AMG GT3, versão de competição do AMG GT, que irá substituir o SLS AMG GT3. Com grade que remete à versão de competição do 300 SL “Asa de Gaivota”, o novo bólido de competição manteve a unidade V8 6.3 litros de seu antecessor, ao invés de adotar o biturbo 4.4 litros, que empurra a versão de rua. A transmissão é do tipo sequencial com seis marchas.
Nissan
A tradicional capota ovalada e a eterna carinha de Pokémon do Micra (March) podem estar perto da extinção. A Nissan apresenta o conceito Sway, que dará as diretrizes da nova geração do compacto. Apesar de o conceito carregar na tinta, com uso de portas suicidas, interior high-tech e elementos futuristas na carroceria, as linhas do hatch estão muito próximas da versão final e reforçam a nova (e enfim acertada) identidade visual da marca.
Peugeot
A marca do Leão desembarcou na Suíça sem muito estardalhaço. Sua principal novidade é o compacto 208, que ganhou uma leve atualização de estilo, concentrada nos para-choques. A mudança visa deixar o carrinho mais parecido com o irmão 308 e deixa clara a atual e delicada situação do grupo PSA Peugeot-Citroën, que amargou dois anos de queda e só em 2014 começou a se reerguer. Diante desse cenário, um tapinha no para-choque basta!
Porsche
Enquanto todo mundo busca soluções com motores turbo, a pioneira das turbinas mostra seu mais potente aspirado da história. O novo 911 GT3 RS teve seu boxer seis cilindros 4.0 otimizad0 para 500 cv e torque de 47 mkgf, que o permitiu percorrer o Anel Norte de Nürburgring em 7m20s, mais rápido que o Carrera GT. Apesar de homologado para uso urbano, sua “praia” é entre as zebras. O RS divide o estande com o Cayman GT4 
Renault
O destaque do fabricante francês na mostra de Genebra é o Clio Sport 220 Trophy. O compacto encapetado carrega sob o capô um motor turbo 1.6 litro de 220 cv e impressionante torque de 28,5 mkgf, acoplado a uma caixa automatizada de dupla embreagem. Invocado, ele ganhou rodas aro 18, kit aerodinâmico e ponteiras de escapamento integradas. Outra estrela da marca francesa é o utilitário-esportivo (SUV) Kadjar (página 7).
Rolls-royce
Você acha os Rolls-Royce todos iguais? Nós também, mas a aristocrática marca britânica não está nem aí para nós, meros mortais, e leva para o salão suíço o Serenity, versão especial do Phantom que tem como principal atrativo o uso de pintura perolizada especial e seda chinesa, de Suzhou, na forração interior. A Bespoke Design, responsável pela decoração, garante que a aplicação do tecido consumiu 600 horas de trabalho. Quanta frescura!
Volkswagen
O Passat foi eleito o carro do ano Europa, mas quem roubou a cena no estande da Volkswagen foi o Passat Sport Coupé Concept GTE. Prenúncio do novo CC, o cupê quatro portas foi apresentado com motorização híbrida. A unidade elétrica do tipo Plug-in pode ser recarregado “tomadas” apropriadas e auxilia a unidade turbo V6 3.0 de 300 cv. Combinados, ele salta para 380 cv, o que permite ao passatão fazer de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

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