Spin activ se veste de aventureira de chácara

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo*
28/03/2015 às 11:40.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:25
 (Sérgio Melo / Divulgação)

(Sérgio Melo / Divulgação)

Confesso que “torci o nariz” quando vi a Spin Activ. Se a versão normal “quadradona” já não era tão formosa, a aventureira, com direito ao acréscimo de elementos estéticos bastante “pesados”, seria um caso ainda mais complicado. Isso, sem falar no inenarrável estepe preso na tampa traseira, que já não é bem vindo mundo afora, por estragar o carro de trás nas manobras.   O outro lado da moeda surge quando a conhecemos melhor. Por dentro impressiona. Na frente muito conforto, atrás bom espaço para dois adultos e uma criança, só que o do meio não tem direito a cinto de três pontos ou encosto de cabeça. Ar condicionado, direção hidráulica e central multimídia garantem conforto extra.   Mas por que “Activ”? Na verdade a mecânica é a mesma dos demais modelos, as alterações são apenas estéticas, (pára-choques, rodas maiores, faróis escurecidos, molduras plásticas, barras no teto, etc.), para atrair os consumidores que procuram imagem aventureira, frente aos concorrentes que oferecem essa opção.   Chevrolet Spin Activ   O QUE É? Versão da Chevrolet Spin, com cinco lugares, e proposta aventureira com algumas alterações estéticas.   ONDE É FEITO? São Paulo, São Caetano do Sul.   QUANTO CUSTA? A Activ custa a partir de R$ 63.340.   COMO ANDA? Potência de 106 cavalos, velocidade máxima de 168 km/h e aceleração 0 a 100 em 11,7 seg.. Transmissão automática com 6 marchas, (ou automática com 5).   COMO BEBE? Durante os testes, com gasolina, fez médias de 7,1 km/l na cidade e 12,1 na estrada.   O QUE MAIS OFERECE? A Spin Acitv é espaçosa para cinco ocupantes, tem enorme porta-malas e a altura livre em ralação ao solo permite muita tranquilidade nos quebra-molas e até mesmo encarar uma estradinha de terra. Bom carro para a família, sobretudo quem “curte” um sitio ou casa de campo no fim de semana. O sistema multimídia com tela “touch”, viva voz, aplicativos para smartphone e diversas entradas, garante diversão e conectividade. Sensores de estacionamento traseiros ajudam nas manobras.   MERCADO: Entre as mais caras do segmento, é preciso uma boa analise das conveniências que oferece e necessidades do comprador, antes de fechar o negócio.   COMPORTAMENTO: Sem sobra de potência o motor dá conta do recado e permite bom desempenho na cidade e estrada. A transmissão automática é suave e reduz nas desacelerações proporcionando segurança. Apesar da altura a estabilidade é boa. O sistema de freios não se comportou bem, com travamento das rodas traseiras em baixa velocidade.   ACABAMENTO: A montagem da carroceria é bem feita. Por dentro os materiais são simples, há algumas rebarbas e o nível de ruído em calçamento irregular é acima do desejável.   PONTOS POSITIVOS Espaço interno Suavidade Altura   PONTOS NEGATIVOS Estética Acabamento Freio   COM QUEM CONCORRE? Seus principais concorrentes são o Nissan Livina X-Gear 1.8 automático, que parte de R$ 56.650 e Citroën Air Cross, com preço inicial de R$ 58.990 (foto).   (*) Engenheiro e perito judicial

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