Talisman: novo sedã de luxo francês é voltado para executivos

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
07/07/2015 às 06:38.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:47
 (Renault)

(Renault)

Em um único evento, nesta segunda-feira (6), em Paris, a Renault anunciou um novo modelo e, de quebra, a aposentadoria de outros dois. A montadora francesa apresentou ao mundo o Talisman, seu novo sedã topo de linha, voltado para o mercado executivo. O modelo, com seus quase 5 metros de comprimento, irá substituir, numa tacada só, o longevo Laguna (lançado em 1994 e o Latitude.

O Talisman chega com pinta de carro de gente grande: são 4,85 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 2,81 metros de distância entre-eixos e 1,46 metro de altura. Muita tecnologia embarcada e bastante requinte no interior.

A Renault fará o lançamento oficial no próximo Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro. As vendas na Europa iniciam até o final do ano.

Cinco opções de motor

A Renault confirma que o Talisman terá cinco opções de motorização. Serão duas movidas a gasolina: a TCe de 150 cv de potência e a TCe de 200 cv, ambas com câmbio de dupla embreagem e sete velocidades. As outras três opções serão movidas a diesel: a dCi de 110 cv, a dCi de 130 cv (ambas com câmbio manual de seis marchas ou de dupla embreagem e sete marchas) e a dCi de 160 cv, esta última biturbo e com um câmbio de dupla embreagem e seis marchas.

Os bancos dianteiros são térmicos e ajustáveis em dez posições diferentes, incluindo uma função massageadora. Para as versões topo de linha, o sedã francês virá com o sistema multimídia R-Link 2, com tela sensível ao toque de 8,7 polegadas e sistema de áudio Bose, com nada menos que 13 alto-falantes.

Outra “firula” tecnológica será o sistema “Head-up display”, que projeta informações para o motorista no para-brisa.

A versão topo de linha será chamada de Initiale Paris. Estará disponível apenas na cor preta (Preto Ametista metálico), com rodas de 19 polegadas, revestimento interno em couro Nappa.

O espaço interno é, sem dúvida, outro ponto forte do Talisman: seu porta-malas tem capacidade para 608 litros. O habitáculo também mostra ser bastante espaçoso, com 25 litros de capacidade de armazenamento em diversos compartimentos.

Segundo a Renault, o Talisman é o único sedã do seu segmento a combinar tração integral nas quatro rodas com suspensão ativa.

Para o brasileiro que desejar comprar um destes, uma má notícia: ainda não há previsão de quando ou mesmo se o Talisman chegará por aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por