Toyota lança novo jipão SW4 na Austrália

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
17/07/2015 às 06:28.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:57
 ( Toyota)

( Toyota)

Já se foram 10 anos desde que a Toyota lançou o utilitário-esportivo (SUV) Hilux SW4, derivado da picape média de mesmo nome. De lá para cá, o fabricante japonês veio aplicando pequenas alterações nas lanternas, grades e para-choques para torná-lo mais atual. Agora, a marca apresenta na Austrália a nova geração do SUV, que deverá chegar por aqui em 2016, importada da Argentina, junto com a picape atualizada.

A nova geração mantém o conceito de construção idêntico ao seu antecessor, com carroceria sobre chassi, uma vez que deriva de uma picape e compartilha toda a parte mecânica, como motores, transmissão, sistema de tração e suspensões.

Visualmente, o SW4 ganhou desenho que lembra uma versão anabolizada do irmão RAV4, com faróis e lanternas afiladas. Na lateral, as janelas têm desenho mais estreito na terceira coluna, o que mostra que pelo tipo de carroceria não há muito o que fazer.

Já a motorização, pelo menos no mercado australiano, terá uma única opção de motor, tendo sido escolhido o conhecido turbodiesel 2.8, que teve sua potência elevada de 171 cv para 177 cv e torque 45,9 mkfg, com opções de câmbio manual ou transmissão automática.

Soberano

No Brasil, o SW4 passou a reinar absoluto desde que o Chevrolet Blazer foi substituído pelo caríssimo Trailblazer, que não conseguiu acompanhar o desempenho de seu antecessor. Os dois concorrem praticamente sozinhos no segmento de SUVs derivados de picapes.

Em 2014 o SW4 emplacou 13.659 unidades, contra 2.285 do Trailblazer. Neste ano, desde janeiro, foram vendidas 4.909 unidades do SW4 e apenas 904 do jipão da GM. Por aqui, ainda corre por fora o Mitsubishi Pajero Dakar.

Depois de 10 anos, SUV japonês ganha nova geração, mas mantém carroceria sobre chassi e motor turbodiesel

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por