Trail britânica encara qualquer tipo de terreno

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
07/03/2015 às 14:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:15

Fruto da vontade de saber quem é o melhor piloto em todas as modalidades motociclísticas, foram criadas competições que incluíam trechos em asfalto próprios para as “Superesportivas”, outros em terra mais adequados às “Trail” e saltos como nas provas de “Motocross”. Como a disputa teria que ser realizada com uma única motocicleta, foram desenvolvidos os modelos conhecidos como “Supermotard”, capazes de encarar todas essas dificuldades. Esta é a vocação da Triumph Tiger Sport: encarar o que vier pela frente...
MOTOR
1.050 cm3 de cilindrada, três cilindros em linha, 125 cv e muita força com generoso torque de 10,6 quilos. A aceleração é suave e linear. Se você quiser andar tranqüilo é só “pegar leve”. Mesmo o iniciante não se assusta com ela. Mas basta “enroscar o arame” com vontade que a história muda de forma ignorante.
PERNA CURTA
Embora o assento do piloto, com 83 cm de altura, seja mais baixo que em outras motos de mesmo porte, ela não é para baixinhos. Mas quem tiver mais que 1,75m de altura não terá dificuldade para mantê-la parada ou manobrar impulsionando com os pés. Mesmo não sendo leve, não se nota seus 235 kg: pilotagem ágil como em uma 250 cc.   FREIOS, SUSPENSÃO E TRANSMISSÃO
Freio eficiente com dois discos na dianteira e um na traseira. O manete e o pedal têm acionamento leve e quase não vibram quando o ABS entra em ação. A suspensão bem firme roda suave no asfalto, mas castiga um pouco em terrenos ruins. A traseira do tipo “Monoshock” com braço unilateral é totalmente nova. O câmbio tem 6 marchas e a transmissão final é por corrente.
PRAZER
A posição de pilotagem é agradável, e a ciclística “redonda” faz as curvas para você. Postura ereta e braços semi flexionados permitem horas na estrada sem cansaço. Na cidade o guidão mais alto que os retrovisores dos automóveis não entala nos congestionamentos. A garupa também é confortável, nada de pernas mal posicionadas ou cãibras.
NO BOLSO
O preço de tabela é de R$ 45.990,00, mas a rede de concessionárias está praticando uma promoção que vale a pena conferir. Sua principal concorrente a Kawasaki Versys 1.000 custa R$ 51.157,00. O consumo de combustível durante o teste, em percurso misto cidade estrada, oscilou em torno de 15 km/litro. A motocicleta testada foi cedida pela Concessionária Triumph de Belo Horizonte, “BH Motors e Serviços Ltda”, Situada na Av. Barão Homem de Melo, nº 4.508, Bairro Estoril, Belo Horizonte-MG.
PAINEL
Completo, tem conta-giros analógico e tela LCD multifuncional com velocímetro, computador de bordo, indicador de autonomia, nível do tanque de combustível, relógio, pressão dos pneus e luzes espia.

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