Um francês aventureiro: andamos no novo Renault Sandero Stepway

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
13/12/2014 às 10:55.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:22
 (Divulgação)

(Divulgação)

O Renault Stepway chegou ao mercado em 2009 seguindo a onda dos hatches aventureiros capitaneada pelo CrossFox. Com suspensão levemente elevada e adereços plásticos a versão caiu no gosto do consumidor, foi repaginada para o Salão do Automóvel e passa a figurar no topo da linha. Esteticamente o Stepway ficou mais invocado e menos minimalista que o hatch convencional. Mas para passear com esse bad boy francês é preciso investir R$ 49.310 na opção com câmbio manual, caso a escolha seja pela transmissão automatizada Easy’R, o preço salta para R$ 52.870. Bom é o preço que se paga pelo visual maneiro, uma vez que o Dynamique, com os mesmos equipamentos custa R$ 44.200 (manual) e R$ 48.400 (automatizado)   Mecânica   A grande novidade do Sandero é a caixa automatizada Easy’R, O sistema tem funcionamento simples, com apenas três posições: ponto morto, ré e engrenado, além das posições de avanço e recuo manual. A combinação com o motor 1.6 litro de 106 cv (etanol) casou bem e garante um consumo satisfatório (10,2 km/l no trajeto misto), e desempenho semelhante ao do câmbio manual.   No entanto, o sistema da Renault padece de alguns incomodos. Como não existe assistente de partida em rampa, ao tirar o pé do freio e levá-lo ao acelerador a caixa demora para transmitir força. Nesse breve espaço de tempo o carro desce muitos centímetros a mais que seus concorrentes, com risco de bater em quem está atrás. O ideal é pedir auxílio ao pé esquerdo para segurar o pedal do freio até que o direito imprima força no acelerador.   Suspensão   Os 4 cm mais na altura da suspensão não fazem do Sandero Stepway um jipe, mas torna o desafio da buraqueira das ruas brasileiras mais suportável, já que absorve bem as irregularidades do piso sem transmitir tanta vibração para dentro da cabine. Apesar de mais alto o conjunto não compromete a estabilidade do hatch que encara curvas com dose extra de coragem, mas não convém abusar da sorte...   Interior   A versão avaliada estava equipada com bancos revestidos em couro, que podem ser adquiridos como acessório na rede autorizada da Renault e que eleva a percepção de sofisticação à bordo. Os plásticos simples estão lá, assim como alguns ruídos que lembram não se poder exigir de um Renault o padrão de construção de um Bentley. Mas uma coisa chamou atenção positivamente. Finalmente a Renault decidiu aplicar uma taxinhas plásticas para fixar as bordas da tapeçaria, que teimam em se desprender das borrachas da porta e mostrar os nacos de isopor que fazem parte do preenchimento.   Conteúdo   O Stepway é vendido com pacote de opcionais completo, que agrega sistema Media NAV, que agrega navegador GPS, telefonia celular, interface com iPod, porta USB e auxiliar. O pacote também prevê comandos de rádio na coluna de direção, controlador de velocidade, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico e repetidor de pisca e ar-condicionado automático. Equipadinho, a gente nem se lembra que tudo começou no paupérrimo Dacia Logan.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por