Versão ‘apimentada’ do C4 Lounge THP surpreende

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
04/07/2015 às 09:22.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:45
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Bonito, elegante e requintado, o Citroën “C4 Lounge THP” pega bem ao chegar a um restaurante fino, uma reunião de negócios ou ao buscar a elegante paquera no primeiro encontro. Não faz o perfil “jovem descolado” e nem tem o glamour das tradicionais marcas alemãs, mas o desempenho, conforto e espaço interno são elogiáveis.   Quanto ao motor não há como economizar elogios, é o melhor 1.6 que já dirigi. Tem respostas vigorosas em todas as rotações, “sobra” potência e ainda é econômico. Mas no C4, diferentemente do que se tem em um veículo de outra marca com o mesmo propulsor, o tratamento acústico não foi bem feito e ele está barulhento. Só que essa maravilha só está disponível nas versões mais completas, as outras tem apenas 122 cavalos e “nada de turbo”.   A transmissão automática, desenvolvida com a gigante japonesa AISIN AW, além de proporcionar mudanças ágeis e suaves, entra automaticamente em “neutro” nas paradas, para o motor não ficar fazendo força, vibrando e gastando combustível à toa. Ao soltar o freio e acelerar, ela retorna ao “drive”, quando há um pequeno atraso e um tranquinho não tão elogiáveis. A suspensão é ligeiramente ruidosa, confortável e absorve bem as irregularidades do piso.   Por dentro, requinte, materiais agradáveis ao toque e com muito conforto para quem vai na frente. Atrás, apesar do teto baixo, sobra espaço para os joelhos e o assento comporta até três ocupantes. O porta-malas com 450 litros acompanha a concorrência. Entre as mordomias, temos: bancos em couro, ar “digital” bi-zone, computador de bordo, sensores de estacionamento e, multimídia com tela colorida, GPS e viva-voz.   Citroën C4 Lounge Exclusive THP   O QUE É?   Sedã médio com 04 portas.   ONDE É FEITO?   Fabricado em El Palomar, Argentina.   QUANTO CUSTA?   A versão testada “Tendance Auto THP” sai por R$ 82.490. O mais simples “Origine” com motor 2.0 aspirado, computador de bordo, cruize control e câmbio manual R$ 66.290 e, a mais completa “Exclusive THP”, que além dos itens da “Tendance” tem teto solar, 4 air bags extras, supervisor de pontos cegos e outras coisinhas, R$ 89.490.   COMO ANDA?   Motor flex turbo 1.6 com 173 cavalos, incrível força de 24,5 kgfm a partir de 1.750 rpm, velocidade máxima de 217 km/h e 0 a 100 em 8,9 segundos.   COM QUEM CONCORRE?   Embora significativas diferenças, seus principais concorrentes custam, a partir de: Corolla (R$ 69.690), Civic (R$ 70.900) e Cruze (R$ 74.190).   COMO BEBE?   Etanol 5,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.   ESPAÇO INTERNO   Na frente muito conforto, atrás sobra espaço para os joelhos de até três adultos, se bem que é melhor para apenas dois e uma criança. O porta-malas com 450 litros acompanha a concorrência.   SEGURANCA   A atual geração do C4 ainda não foi submetida a crash test para que se possa falar sobre o comportamento em colisões, mas o modelo anterior na versão hatch foi testado em 2010 pela EuroNCAP e recebeu nota máxima. Só a versão mais completa conta com 4 air bags extras. Controle de tração e de estabilidade, só com motor THP.   Pontos positivos   DESEMPENHO   ESTILO   CONFORTO   Pontos Negativos   RUÍDO MOTOR   RUÍDO SUSPENSÃO   “TRANQUINHO” NA ARRANCADA

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por