Ultrapassar a marca de dois milhões de unidades pode ser fácil para um automóvel compacto, como o Volkswagen Sedan (Fusca), assim como o irmão Golf. Mas para um SUV, mais caro e com público muito específico, é um feito e tanto. E não estamos falando de crossovers moderninhos, mas de jipões truculentos, como Land Rover Defender, que acabou de quebrar a barreira dos 2 milhões de carros produzidos.


Em fabricação na linha de montagem de Solihull, na Inglaterra, desde 1948, o Defender chegou ao número comemorativo no final de maio. Na época, um grupo de entusiastas da marca ajudou na finalização do SUV.


Firulas


Para identificar a unidade comemorativa, vários elementos foram inclusos na decoração do jipe, como o número 2 milhões bordado nos encostos de cabeça do bancos assim como a grafia do mapa de Red Wharf Bay, local onde o projeto foi elaborado. O mapa também aparece no para-lamas impresso em jato de areia, além de firulas como rodas e teto em pintura preta.


Sob o capô, o Defender 2M mantém o mesmo conjunto motor do restante da linha. Trata-se de uma unidade turbodiesel 2.2 litros de 122 cv e valentes 35 mkgf de torque, associado a uma transmissão de seis marchas.


A unidade especial será apresentada nessa quinta-feira (25) no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, que vai até domingo. Em dezembro, quando a linha será aposentada, o jipão especial irá a leilão pela Casa Bonhams. O valor arrecadado será doado para a Federação Internacional da Cruz Vermelha.