(VW/Divulgação)
Enquanto a Volkswagen não consegue chegar a um utilitário-esportivo (SUV) compacto, o jeito é apostar nichos pouco explorados, como os das peruas, que praticamente entraram em extinção no Brasil. A marca alemã acaba de colocar no mercado o Golf Variant, que chega em duas versões: Comforline (R$ 87.490) e Highline (R$ 94.990).
Quem achou o Golf um carro legal, mas colocava o pequeno porta-malas como empecilho para a escolha, pode apostar na Variant: a perua tem mais que o dobro de espaço no bagageiro (605 litros) e um pacote de conteúdo e comportamento que não deixam nada a dever ao hatch alemão. Sob o capô, ele abriga o mesmo motor turbo TSI 1.4 de 140 cv, associado à transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas DSG.
Para quem torcer o nariz, acreditando que um motor compacto não é capaz de empurrar com desenvoltura a perua, carregada com papagaio, sogra, velocípede e tudo mais, basta lembrar que a unidade gera 25,5 mkgf de torque, disponíveis a partir dos 1.500 rpm. Ou seja, ela dá conta do recado.
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Por dentro, a Variant oferece padrão de acabamento elevado e excelente construção. Na versão Highline, há bancos e painéis forrados em couro e uso de materiais emborrachados, além do teto solar panorâmico que dão refinamento à perua.
Seu pacote de equipamentos é farto e conta com itens como faróis bi-xenônio, rodas de liga leve (aro 16 na versão básica, e aro 17 na Highline), sistema de partida sem chaves, central multimídia Composition Media, com tela sensível ao toque de 5,8 polegas, que agrega rádio, CD player, leitor MP3, Bluetooth para telefone celular e streaming de áudio, trio elétrico, com retrovisores rebatíveis, ar-condicionado com difusores para o banco traseiro, seis airbags, sistema de auxílio a estacionamento Pilot Park, dentre outros mimos. Completíssima, a perua pode chegar aos R$ 130 mil.