Campeonatos de turismo sempre tiveram grande participação no automobilismo. Competições como o Mundial de Turismo (WTCC), assim como o alemão DTM e o britânico BTCC figuram como os melhores expoentes nestas competições que têm como base automóveis de produção em série.

Mas que ao contrário de supercarros da Ferrari, Audi, Aston Martin e Porsche, que figuram em provas do FIA GT e Le Mans Series, as competições de turismo privilegiam sedãs e também compactos como o TCR International Series, que fez sua estreia em 2015 e prepara sua segunda temporada. E entre as novidades está a nova edição do Golf GTI TCR, projetado de acordo com as exigências da edição 2016 do torneio.

Segundo o regulamento da competição, os automóveis devem pesar 1.250 quilos, comprimento limitado a 4,2 metros, não ter potência superior à 335 cv e torque máximo de 41 mkgf. E o GTI cumpre com todos os quesitos.

O bloco utilizado é conhecido FSI 2.0, mas retrabalhado para gerar 115 cv à mais e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Além das especificações do motor, o hatch também ganhou reforços estruturais, elementos aerodinâmicos como aerofólios, saias laterais, rodas e pneus Michelin de competição aro 18.

O Golf GTI TCR fará sua estreia na etapa inicial da temporada nos dias 2 e 3 de abril, no circuito de Sakhir, no Bahrein.