A importância do coaching nas empresas do agronegócio

Arnaldo de Souza - Especial para Força do Campo
09/12/2015 às 09:04.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:16
 (Marcos Campos )

(Marcos Campos )

O executivo  fictício de uma empresa de agronegócio, José Alfredo, anda meio cabisbaixo. Hoje, com 35 anos, sua carreira não decolou como planejado há dez anos. Anda sem tempo para sua família e para o lazer, e ganhou uns quilinhos a mais. Olha para os lados e vê que seus colegas estão sendo promovidos e ele não. Sente que está marcando passo. Nunca tem dinheiro para nada. Lembra-se que no ano novo do ano anterior já havia decidido que iria se transformar e que sua vida daria uma guinada de 180 graus. Mas a rotina e os compromissos diários o absorveram.

Ele lê as notícias e só enxerga tragédia. Deseja mudar de emprego, mas acredita que a concorrência dificulta seu acesso ao mercado porque se sente despreparado em relação aos outros. De repente, alguém lhe dá um conselho para fazer coaching.

Coaching, em qualquer área, inclusive no agronegócio, é a arte de ajudar a extrair o que cada um tem de melhor, ou aumentar suas potencialidades, para que ela mesma desenvolva ações diárias a fim de atingir os resultados desejados e planejados.

Para que você procure um coach, seja para melhorar pontos turbulentos da sua vida pessoal, seja para alavancar sua carreira, são necessárias algumas premissas: 1) Sentir o desejo ardente de alterar o seu estado atual para um estado desejado; 2) Procurar profissionais sérios que utilizam técnicas validadas e que mantenham a isenção no processo, deixando que você mesmo encontre seus caminhos; 3) Comprometer-se fielmente com as tarefas criadas por você mesmo e comprometidas com o coach. Porque coaching sem tarefas e ação é apenas um bate-papo.

Um alerta: se numa sessão de coaching, um coach falar o que você tem de fazer, não diga nada, simplesmente termine a sessão, levante-se e nunca mais volte, pois dessa forma, ao dar sugestões, ele não estará utilizando as verdadeiras técnicas eficazes do coaching.

Um ótimo coach ajudará você a buscar, por meio de técnicas e vivências, o que está registrado em sua mente e mostrará que você mesmo possui os recursos para sua transformação.

Após passar por cinco ou dez sessões de coaching, você vai deixar para trás vários pensamentos limitantes que acreditava serem verdades e que apenas te impediam de crescer, desenvolver-se, aprimorar-se, enfim, seguir dono ou no controle de sua vida.

Caso uma pessoa esteja “presa” e não consiga lidar ou se “libertar” de questões do passado, incluindo problemas emocionais intensos, talvez seja mais adequado a ela procurar a ajuda de um terapeuta ou psicólogo.

Ah! Você sabe o que aconteceu com o José Alfredo, do início de nossa conversa? Depois de um programa de coaching, largou o antigo emprego, assumiu a diretoria de marketing de outra empresa do agronegócio, pratica esportes, comprou casa nova, está de bem com a família, ganha mais dinheiro e é uma pessoa feliz e com muitas perspectivas em sua vida.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por