As qualidades do abacate como fonte de saúde

Adelson de Oliveira - Pesquisador da Epamig
11/11/2015 às 09:02.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:25
 (Divulgação/Epamig)

(Divulgação/Epamig)

O abacate é considerada uma fruta rica em minerais como ferro, cálcio e fósforo, fibras solúveis, fitoesteróis e lipídios (gordura). O consumo regular do abacate auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e na elevação do colesterol bom (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a vitamina E, um antioxidante natural, somada à vitamina A, torna o óleo um composto capaz de prevenir doenças oftalmológicas, como catarata e cegueira noturna.

O produto já é utilizado nos tratamentos para o emagrecimento, pois auxilia na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino. Especialistas alertam porém para um consumo moderado, pois é um alimento muito calórico.

“O óleo de abacate extraído pelo sistema de centrifugação possibilita um produto de altíssima qualidade, disponível imediatamente para o consumo, após padronização e embalagem para o mercado varejista”, afirma Adelson de Oliveira.

Ele explicou ainda que, além da possibilidade de introduzir o óleo de abacate puro, extra virgem, para uso comestível como substituto ao azeite de oliva, poderia ser utilizado também para obtenção do composto, óleo de abacate e azeite de oliva, em substituição às misturas realizadas com outros óleos vegetais, principalmente óleo de soja.

Outros produtos

Além do óleo fino de abacate, que pode ser utilizado na culinária e em saladas, José Carlos Gonçalves pretende chegar ao mercado com outros produtos.

Para ele um dos objetivos da produção é aproveitar a polpa da fruta após a extração do óleo para a produção de uma farinha que será empregada na alimentação humana. Ele já pensa também em outros produtos: “O projeto prevê também o aproveitamento do caroço e da casca como antioxidantes naturais em alimentos industrializados”, revelou José Carlos.

Os óleos produzidos pelo processamento de frutos ocupam lugar de destaque no mercado de cosméticos e esse é um segmento que chama a atenção do produtor. O óleo de abacate tem todas as características necessárias para esse mercado e nele que o produtor pretende investir. Serão cosméticos feitos a base de óleo de abacate. Segundo ele, os testes já estão sendo realizados.

“No período da safra, geralmente, o preço do fruto no mercado interno atinge valores muito baixos em decorrência do volume produzido, o que sugere o uso do excedente na agroindústria”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por