Gestão de pessoas reúne empresários em Nova Lima

Maria Helena Dias - Especial para Força do Campo
04/11/2015 às 07:46.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:20
 (Divulgação)

(Divulgação)

O momento de crise vivido pela economia brasileira tem forçado algumas organizações a reverem suas formas de produção e gestão. A profissionalização das empresas rurais tem sido apontada como uma oportunidade para tornar o negócio mais rentável e sustentável, contribuindo, assim, para os resultados do setor. Com essa preocupação, a cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberá, amanhã, dia 5, empresários e gestores do setor do agronegócio de todo o país em mais uma edição do Circuito RedeAgro.

O evento, considerado um dos principais encontros do agronegócio nacional, discutirá, durante dois dias, o tema ‘Gestão de Pessoas’, destacando a relevância do assunto para o processo de desenvolvimento e perpetuação do negócio. Na programação, profissionais renomados, como o professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Sigmar Malvezzi, e o diretor-presidente da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato.

O encontro é uma das ações da RedeAgro, aliança estratégica idealizada pelas empresas Prodap, Dow AgroSciences, Tru-test, John Deere, Totvs e Valley, e que conta com o apoio da FDC. São empresas com soluções sinérgicas e guiadas por um único objetivo: gerar soluções e conhecimento de alto nível para os principais empresários e gestores.

A programação do circuito, que reunirá cerca de 150 pessoas, contará, diariamente, com duas palestras e uma mesa redonda para debates de temas do cotidiano das empresas.

“A RedeAgro nasceu com o desafio de gerar conhecimento comum a todos, contribuindo para o fortalecimento do setor”, explica Leonardo Sá, CEO da Prodap, empresa especializada no desenvolvimento de soluções combinadas de consultoria, software e nutrição animal, uma das idealizadoras do evento.

“A escolha do tema contempla o cenário atual do país e os desafios encontrados pelo setor. “As pessoas são fundamentais para a sustentabilidade do negócio. Por isso, é preciso manter uma gestão focada no desenvolvimento, valorização e motivação das pessoas, para que elas se comprometam com a busca pelos resultados”, defende.

Abertura

Nesta quinta-feira, dia 5, as palestras ficarão por conta do professor da FDC, Sigmar Malvezzi, e do CEO da SCL Agrícola, Aurélio Pavinato. Em seguida, haverá um debate amplo sobre gestão de pessoas, em formato de mesa redonda, em que os palestrantes se unirão a gestores de grandes empresas do agronegócio para discutir a excelência dessa prática.

Professor da FDC na área de Organizações e Comportamento Organizacional e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Sigmar Malvezzi, em sua palestra, discorrerá sobre o tema ‘Gestão de Recursos Humanos e Liderança’. Ele defende que os principais passos param se alcançar um nível de excelência na gestão de pessoas é o desenvolvimento da liderança e de uma cultura de cooperação.

Para o especialista, o envolvimento das pessoas com o objetivo da empresa é fundamental para a sustentabilidade do negócio, principalmente em momentos de crise. “Hoje, as estruturas e a empresa não dão conta. Para atingir as metas, as organizações requerem complementação de empreendedorismo. Por isso, existe a necessidade do desempenho artesanal das pessoas”.

No último dia do evento, na sexta-feira (6), a programação será focada na geração de conhecimento, a partir da experiência de profissionais que lideram a gestão de pessoas dentro das empresas. Um dos palestrantes será o diretor de Recursos Humanos da Anglo American, Wagner Silva, que também integrará o painel de debate ao lado dos gerentes de RH da Prodap, Guilherme Reis, e da Totvs, Renata de Souza.

Interatividade

Durante o evento, será lançado o Portal RedeAgro, uma plataforma digital interativa, que fomentará a troca de conhecimentos e o networking entre empresários do agronegócio. O portal terá um conceito colaborativo, permitindo que os usuários publiquem conteúdos, interajam e acessem informações relevantes para o setor.

A interface entre o usuário e o portal dependerá de um cadastro simples e gratuito, que originará um login e uma senha de acesso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por