Dormir bem ajuda no desempenho no Enem

Hoje em Dia
21/10/2015 às 18:04.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:09

A poucos dias do exame mais importante para quem sonha ingressar em universidades públicas e particulares do país, a apreensão toma conta dos candidatos a cada minuto. Nessa correria, muitos tentam retomar o que não conseguiram estudar anteriormente, perdem horas de sono, seja por ansiedade ou revendo conteúdos para a prova, até que chega o "Dia D”, quando a ansiedade e a falta de planejamento para o grande momento podem afetar o desempenho do candidato no exame.

O psicólogo especialista em orientação educacional Joyldson Gouvêa discute a importância de se preparar adequadamente para a prova, aliando exercícios de simulados à alimentação adequada e a boas noites de sono, que segundo o especialista, são essenciais para a manter ativa a capacidade cognitiva para a realização do exame.

“Noites mal dormidas estão aliadas ao estresse e à dificuldade de raciocínio, e para quem vai fazer uma prova, como o Enem, que demanda muito do candidato, o peso pode ser grande, além de resultar em sonolência no dia do exame”, afirma o psicólogo, orientando 8 horas de sono em horários tranquilos, que segundo ele, vai de indivíduo para indivíduo.

Para Joyldson, candidatos que fazem exercícios e estudam dias antes da prova agem corretamente para tranquilizar a mente e reduzir o estresse, já que favorece uma sensação de que “não estou parado e algo está sendo feito po r mim como preparação para o exame” o que no dia da prova, de acordo com o psicólogo, promoverá a sensação de dever cumprido, destacando contudo, a importância de evitar o estudo de novas matérias nas quais o candidato encontre dificuldade para resolver.

“Deve-se priorizar em rever conteúdos já estudados e fazer atividades referentes aos mesmos, pois assim, não vai haver confusão com matérias antes não estudadas pelo candidato”.

Outra prática que pode afetar o desempenho no momento da prova, conforme Joyldson, é o uso de tranquilizantes para aliviar o estresse poucas horas antes do exame. “Por não saber a reação do medicamento, seria melhor evitar, mas a recomendação é diferente caso o candidato tenha o hábito do uso do remédio e já conhece os efeitos em seu organismo”.

Dia do exame
Diferente de outras edições, em que os cartões de confirmação contendo o local de prova do candidato, neste ano a informação se encontra nahttp://www.enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem.Com a informação em mãos, conhecer o local da prova dias antes do exame pode ajudar a evitar atrasos no dia da prova, e a desagradável visão de encontrar os portões fechados. Essa é uma das dicas de Joyldson.

“É importante calcular o tempo de chegada no local do exame, visando a situação do trânsito para o dia, que provavelmente estará congestionado”, orienta.
Para os dias de aplicação do Enem, 24 e 25 de outubro, Joyldson recomenda que o candidato saia pelo menos 1 hora antes do horário calculado para a chegada no local de prova, fugindo de atrasos.

“É melhor chegar antes e garantir a realização do exame do que se atrasar e chegar depois, encontrando os portões fechados”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por